No dia 28 de agosto, Reed Jobs, filho do cofundador da Apple, Steve Jobs, visitou as instalações do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp), unidade que integra o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, para conhecer os projetos e iniciativas de pesquisas clínicas realizadas pela Instituição.
No início de agosto, Reed anunciou a criação do fundo Yosemite, nome do parque nacional onde seus pais se casaram, com objetivo de coordenar a doação de benfeitores e apoiar financeiramente instituições que atuam no desenvolvimento de projetos para o tratamento e combate ao câncer.
Durante a visita, que teve início às 8h, o norte-americano, junto com o também diretor da Yosemite, Daniel McHugh, conheceram algumas áreas do Icesp como a Reabilitação, a Radioterapia e o Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO). Ao final do tour, foi realizada uma breve apresentação sobre o Instituto no auditório, que contou com a exibição dos vídeos institucionais do HCFMUSP e do Icesp, além da apresentação do Inova-HC do HCFMUSP.
O encontro contou com a participação do presidente do conselho diretor do Icesp, Prof. Dr. William Nahas; do professor titular da Disciplina de Oncologia Clínica do Departamento de Radiologia e Oncologia da FMUSP, Prof. Dr. Paulo Hoff; do superintendente do HCFMUSP, Eng. Antônio José Rodrigues Pereira; do presidente do conselho diretor do Instituto de Radiologia (InRad), Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri; da diretora executiva do Icesp, Joyce Chacon Fernandes; do diretor executivo do Instituto de Radiologia e do Inova-HC, Eng. Marco Bego; da diretora de corpo clínico do Icesp, Profa. Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz; do diretor de operações e tecnologia da informação, Dr. Arthur Violante Sapia; da coordenadora médica do Núcleo de Pesquisa do Icesp, Dra. Camila Motta Venchiarutti Moniz; do presidente do Conselho do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), Dr. Jorge Moll Neto; do diretor de comunicação do IDOR, Dr. Claudio Ferrari; e do diretor do IDOR/Ciência Pioneira, Sergio Mello.
O fundo tem por objetivo captar cerca de US$400 milhões para o apoio de projetos de pesquisas e inovação na área da saúde.