A ação é realizada anualmente em prol da campanha Outubro Rosa; este ano, ela abraçará também o Novembro Azul
Na última quarta-feira (23 de novembro), o hall de entrada do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, foi palco para o desfile Dez Anos na Passarela.
Realizado desde 2012, o evento faz alusão à campanha Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, e também, em prol do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata e saúde do homem.
“São momentos emocionantes quando depois de tudo pronto, assistimos nossos queridos pacientes desfilarem com garra, alegria, emoção, e o mais importante, mostrando a todos que a vida, a beleza e o autocuidado caminham juntos em toda sua jornada. Difícil não se emocionar com tamanha alegria e realização”, comenta a coordenadora do Centro Integrado de Humanização do Icesp, Maria Helena Sponton.
Com a temática “Dez Anos na Passarela”, a ação contou com 40 pacientes, entre homens e mulheres, que desfilaram com roupas sofisticadas e da cor off white, confeccionadas por alunos do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina, parceiros do evento desde 2014. As vestimentas foram produzidas após um encontro entre os pacientes e estudantes, que trocaram histórias, gostos e medidas para o desenvolvimento das roupas. Os alunos também foram responsáveis por produzir um painel que fez parte do cenário, feito da junção de tecidos de diferentes texturas.
O desfile também teve a presença de um DJ para animar o evento e, este ano, uma novidade: seis crianças entraram na passarela e entregaram flores aos pacientes. Além disso, contaram com 24 apoiadores, entre eles: Rotary Club Satélite Sudeste, Payot, Mary Kay, Claudia Arbex, a consultora de moda Danielle Ferraz e a loja Tess. Eles doaram diversos itens, como produtos de higiene bucal, lenços, acessórios, brinquedos, calçados para as crianças, flores e presentes.
Manhã de preparação
Antes de desfilarem, os pacientes tiveram uma manhã de produção. O maquiador Rodrigo Gomes e sua equipe ficaram responsáveis pela maquiagem e penteado, e os modelos fizeram um breve ensaio antes de entrarem na passarela. As crianças também puderam se maquiar e ficaram em uma sala separada. E todos puderam degustar de um café da manhã.
“O desfile de pacientes é um dos momentos mais importantes do Instituto e todo ano reforça a importância das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que visam a conscientização sobre os cânceres de mama e de próstata. Mas o evento é, acima de tudo, uma forma de comemorarmos o sucesso do tratamento dos nossos pacientes e demonstrar que existe vida após o câncer, que é possível recuperar a autoestima e ter uma participação ativa na sociedade após o tratamento”, finaliza o Prof. Dr. Paulo Hoff, Presidente do Conselho Diretor do Instituto.