O Instituto do Câncer esteve presente na 5ª edição do programa In.spire, encerrada no dia 8 de maio no auditório do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas FMUSP (INRAD). O evento contou com a participação de mais de 70 profissionais do Icesp, INRAD, Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) e Centro de Atenção ao Colaborador (CEAC).
Ao longo de seis semanas, participantes de diferentes áreas e lideranças institucionais trabalharam em grupos multidisciplinares, utilizando a metodologia Design Thinking e ferramentas de inovação para transformar desafios reais em 13 propostas estruturadas voltadas ao aprimoramento do ambiente de trabalho e da jornada dos pacientes.
O entregável desses encontros aconteceu no chamado Pitchday, momento de encerramento do programa, quando foram apresentados os projetos para as diretorias e lideranças das unidades.
Representando o Icesp, seis grupos trabalharam em temas estratégicos relacionados a Otimização da ocupação no CAIO; Fluxo de encaminhamento para o CAIO; Logística de medicamentos no CAM; Alinhamento do fluxo de alta entre equipes; Referência e contrarreferência; e Fluxo de liberação de óbito. As equipes desenvolveram propostas de melhoria voltadas à otimização de processos assistenciais e administrativos, com foco na eficiência operacional e na jornada do paciente.
Priorizando o que gera maior impacto com o menor esforço, as soluções apresentadas foram: PTCA, OncoFlow, DOSE, Destrava Alta, CNRT, Painel Integrado de Óbito, para arguição da banca avaliadora composta, por parte do Icesp, pelo Diretor Executivo, Dr. Arthur Sapia, pela Diretora Executiva Adjunta, Denise Kerr, e pela assistente médica da Diretoria Executiva, Dra. Natália Borges.
Antes do início das apresentações, o Dr. Arthur destacou a importância da participação do Icesp no programa, e agradeceu o engajamento das equipes ao longo da jornada. “É a primeira vez que participamos do programa e já é possível perceber o quanto essa experiência foi enriquecedora para as equipes. A inovação vai muito além da alta tecnologia; ela também está relacionada à forma como pensamos soluções para os desafios do dia a dia. Foi muito gratificante acompanhar o envolvimento e a satisfação dos participantes durante todo o processo”, afirmou.
A participação no programa está alinhada ao eixo de Inovação do Mapa Estratégico do Icesp, que tem como objetivo promover um ambiente favorável à inovação e ao empreendedorismo. A iniciativa também fortalece a integração entre diferentes áreas da instituição e outras unidades do complexo HC, estimulando a construção colaborativa de soluções com foco na assistência e na jornada do paciente.