O Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci) do Icesp promoveu em 22 de outubro a inauguração do novo mural com pinturas assinadas por Gabriel Menezes (Mena) e oito grandes artistas. Intitulado “Arte que cuida”, o projeto tem como objetivo levar mais beleza e acolhimento para o dia a dia de crianças e adolescentes em tratamento, além de sensibilizar e retribuir o cuidado que tantas pessoas dedicam aos pacientes e valorizar ainda mais o ambiente hospitalar.
Participaram do evento, o Dr. Massayuki Yanamoto, assessor técnico da Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), representando o Dr. Antonio José Rodrigues Pereira, Superintendente do HCFMUSP; Prof. Dr. William Nahas, presidente do Conselho Diretor do Icesp; Prof. Dr. Roger Chammas, coordenador do Centro Translacional em Oncologia (CTO) do Icesp; Prof. Dr. Vicente Odone, professor emérito da USP; Joyce Chacon Fernandes, diretora executiva do Icesp; Profa. Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz, diretora de Corpo Clínico do Icesp; Gabriel de Ségur de Charbonnières, presidente do Conselho Curador da Fundação Criança; Dra. Lilian Maria Cristofani, coordenadora médica do Itaci; Zoe Martinez, vereadora de SP; e Leonardo Pedrassoli Soares, subprefeito de Pinheiros.
“Estamos profundamente agradecidos a todos que aqui trabalharam e sobretudo aos artistas. Passamos ao redor da nossa Instituição, vemos agora esse muro revitalizado e isso é muito importante. Essas pinturas remetem às crianças, à amizade e à solidariedade que permeiam os fóruns deste Instituto. Muito obrigado e parabéns por essa obra”, comenta o Prof. Dr. Vicente Odone, na abertura do evento.
Sobre a obra e a pintura do muro
Além de Mena, se uniram à causa os artistas Aleksandro Reis, Mauro Veracidade, Clara Leff, Renato Gave, A Folego, Igana, Cusco Rebel e Rafael Sanches. A escolha dos muralistas convidados foi feita a partir do propósito e do compromisso com o impacto social gerado pela cultura. Dessa forma, a obra coletiva celebra a força da infância e o poder de transformação que nasce da união entre a arte e o cuidado. Realizada em parceria com a Fundação Criança e com o apoio das empresas Sherwin-Williams e Colorgin, que doaram os materiais usados para a pintura, a intervenção artística aconteceu entre 13 e 17 de outubro.
Segundo Mena, projetos como esse são um ato de empatia, colaboração e serviço. “Quando o artista doa seu tempo, sua cor e sua energia para um espaço como o Itaci, ele também se transforma. Essas ações lembram que a arte é um gesto de amor coletivo e que, quando compartilhada, tem o poder de mudar não só as paredes, mas também as pessoas”, afirma.
A ação também trouxe melhorias estruturais para a Instituição, seus pacientes e acompanhantes. Foram podadas árvores que estavam no local antes da pintura, o que gerou o aprimoramento da circulação nas calçadas e valorizou ainda mais a região.
“A intervenção artística é uma importante iniciativa de valorização do hospital, da região e dos pacientes, familiares e colaboradores. Por meio da arte buscamos promover o acolhimento e o cuidado, aflorar a sensibilização e inspirar aqueles que estiverem aqui, ou passarem pelas calçadas da nossa Instituição. Agradecemos aos artistas envolvidos que voluntariaram seus talentos artísticos e também aos parceiros que contribuíram com o projeto em prol da causa do tratamento oncológico infantil”, finaliza a diretora executiva do Icesp, Joyce Chacon Fernandes.