Inscrições abertas para os cursos de especialização do Icesp para o 2º semestre de 2025

Especialização em Nutrição em Oncologia

O curso será realizado em formato à distância (EAD) e ao vivo; tem carga horária de 464 horas. Seu público-alvo são nutricionistas e visa qualificá-los para atuarem com pacientes oncológicos, desde o atendimento ambulatorial até a internação, capacitando os alunos para compreenderem alterações no estado nutricional causadas pela própria doença e/ou pelo tratamento oncológico.

A coordenação é realizada pela coordenadora da Nutrição Clínica e Administrativa da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) do Icesp, Gislaine Ozorio, e a coordenadora de Nutrição Clínica do Instituto, Lia Ribeiro. O período do curso é de 26 de agosto de 2025 a 18 de agosto de 2026, e as inscrições vão até 31 de julho.

“A especialização no Icesp representa um diferencial significativo na trajetória profissional. A vivência em um dos maiores centros oncológicos da América Latina proporciona ao nutricionista uma formação sólida e reconhecida no mercado. O contato direto com casos complexos, a interação com equipes multiprofissionais altamente qualificadas e o acesso a protocolos atualizados contribuem para o amadurecimento técnico e clínico. Muitos egressos do curso ampliam suas oportunidades de atuação, assumem cargos de maior responsabilidade e tornam-se referências em nutrição oncológica em seus locais de trabalho”, explica Gislaine Ozorio.

Para mais informações acesse o link.

Especialização em Cuidados Paliativos Oncológicos

A especialização tem como público-alvo assistentes sociais, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, gestores em saúde, médicos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Com carga horária de 500 horas, será realizada no período de 2 de agosto de 2025 a 25 de julho de 2026. O curso tem a finalidade de capacitar profissionais da saúde para assistência ao paciente portador de doença oncológica ameaçadora à vida, através da formação teórica e prática em Cuidados Paliativos.

Está alinhado à Política Nacional de Cuidados Paliativos e aborda temas como manejo de dor, atuação multiprofissional e assistência humanizada. Seus coordenadores são o médico geriatra e chefe do serviço de Cuidados Paliativos do Icesp, Dr. Toshio Chiba, e a Assistente Social do Instituto, Fernanda de Souza Lopes. As inscrições vão até 27 de julho.

“Entre os principais temas abordados nesta formação estão fundamentos de Oncologia e Cuidados Paliativos, manejo de sintomas em pacientes oncológicos, conhecimento com relação a gerenciamento de serviços de Cuidados Paliativos e trabalho multiprofissional. Ao realizar essa especialização do Icesp o profissional certamente terá um impacto positivo em sua carreira profissional, com possibilidade de ampliar conhecimentos e ações na prática clínica multiprofissional”, explica o médico assistente dos Cuidados Paliativos, Dr. João Luiz Chicchi Thome.

Para mais informações acesse o link.

Especialização em Enfermagem em Estomaterapia

Certificado internacionalmente pela SOBEST-WCET, esta especialização qualifica enfermeiros para o cuidado especializado de pacientes com estomias, incontinências e feridas, com foco na prática baseada em evidências. A formação inclui atividades práticas supervisionadas (estágios), atividades em laboratório de simulação realística e workshop.  Voltada a enfermeiros, com no mínimo dois anos de atuação profissional, tem carga horária total de 608 horas, destas 162 horas são práticas.

O período do curso será de 3 de outubro de 2025 a 31 de outubro de 2026. Suas coordenadoras são a Enfermeira Estomaterapeuta do Ambulatório de Especialidades, Dra. Rita de Cássia Freitas Bandeira e a Gerente de Enfermagem, Dra. Adriana Marques da Silva. As inscrições vão até 27 de agosto.

O processo seletivo para este curso inclui a etapa de prova em 1º de setembro que será feita de modo online e entrevista, que será realizada em 13 de setembro, de maneira presencial ou online, mediante agendamento.

“O enfermeiro especialista em Estomaterapia é capaz de atuar tanto na Oncologia quanto em atender as outras demandas de saúde que envolvem o paciente como traumas, diabetes, alterações vasculares, agravos à saúde, entre outros. Na Oncologia, o seu papel tem grande destaque, pois atua desde o início do tratamento realizando orientações sobre cuidados com pele, extravasamento de drogas, cuidados  com drenos e cateteres. Este profissional se torna apto a assistir de forma integral o paciente com necessidades de saúde que demandem uma atuação especializada, fundamentada nos princípios da humanização, da prática baseada em evidências e da ética no cuidado”, explica Adriana Marques da Silva.

Para mais informações, acesse o link.

Aconteceu no Icesp

1
Evento de conscientização sobre o consumo de papel é promovido no Icesp
Box - Simpósio Internacional Vesículas Extracelulares na Biologia do Câncer
Simpósio Internacional “Vesículas Extracelulares na Biologia do Câncer” reúne renomados especialistas da área
Aperfeiçoamentos
Estão abertas as inscrições para os cursos de aperfeiçoamento em Radiologia do Icesp
CAPA
Instituto realiza evento internacional sobre doenças associadas ao HPV
A548 - capacitação
Icesp promove curso de capacitação em terapia complexa descongestiva para fisioterapeutas
250818 - Novo aparelho de PET-CT (4)
Novo aparelho de PET-CT é inaugurado no Icesp
1CAPA-~1
Simpósio de Humanização e de Experiência do Paciente do Icesp aborda o cuidado humanizado na saúde
250815 - Aniversário da Farmácia Ambulatorial - 15 anos (4)
Farmácia Ambulatorial do Icesp celebra 15 anos de atividade
1
Icesp promove 16ª edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira

É o tratamento que utiliza iodo radioativo (Iodo-131) para o controle dos carcinomas diferenciados da glândula tireoide.

O objetivo é combater às células cancerígenas que ainda restaram na tireoide após a cirurgia (tireoidectomia) ou metástases, sendo destruídas através da radiação emitida pelo iodo.

Os pacientes recebem orientação para realização de uma dieta pobre em iodo, no período que antecede a internação, através do nutricionista ambulatorial. Evitam o consumo de sal iodado, sal marinho e alimentos salgados, pois são fontes de iodo.

O que você deve fazer:

• Enxágue a boca com água pura antes das refeições ou faça bochechos com chá de camomila antes das refeições.
• Experimente balas azedas e/ou ácidas ou gotas de limão (30 gotas em 1 copo de 200ml) ou gelatina de limão (caso não apresente feridas na boca).
• Use temperos naturais em maior quantidade, como: manjericão, orégano, salsinha, hortelã, alecrim, coentro, por exemplo.
• Substitua os talheres de metal pelos de plástico, caso sinta sabor residual metálico.
• Mantenha boa higiene bucal.

O que você deve evitar:

• Consumir alimentos muito quentes ou muito gelados.

O que você deve fazer:

• Preparar sua refeição na consistência que for mais bem tolerada, que ofereça menor dificuldade para mastigar ou engolir, podendo variar entre branda, pastosa ou líquida (conforme avaliação da fonoaudióloga).
• Tomar pequenos goles de água ou suco durante as refeições podem ajudar a engolir.
• Faça as refeições em pequenas quantidades, várias vezes ao dia.

O que você deve fazer:

• Consuma alimentos macios e pastosos.
• Prefira alimentos gelados ou à temperatura ambiente.
• Se necessário, utilize alimentos líquidos ou liquidificados.

O que você deve evitar:

• Alimentos ácidos, picantes ou muito salgados.
• Alimentos muito quentes.

O que você deve fazer:

• Prepare as refeições com caldos ou molhos. 
• Se não houver feridas na boca, chupe balas azedas e/ou ácidas, picolés ou gelo e mastigue chicletes (de preferência sabor menta), que podem ajudar a produzir mais saliva.
• Consumir líquidos em abundância: chás, sucos diluídos e, principalmente, água.

O que você deve evitar:

• Comer alimentos secos.

O que você deve fazer:

• Consuma líquidos em abundância (chás, sucos diluídos e principalmente água).
• Prefira frutas laxativas: ameixa, laranja, mamão, abacate, ameixa seca, manga, banana nanica.
• Consuma as frutas com casca e bagaço, quando possível.
• Consuma preferencialmente hortaliças cruas (legumes e verduras).
• Consuma farelo de cereais (arroz, aveia ou trigo).
• Consuma produtos integrais (arroz, pães e torradas).
• Consuma leguminosas regularmente (ervilha, feijão, grão de bico, lentilha, soja, por exemplo).
• Consuma leite e derivados: iogurte, leite fermentado, mingau de aveia.

O que você deve evitar:

• Alimentos constipantes, como ricota fresca, queijo branco, sagu, tapioca, maisena, banana prata, banana maçã, pera, goiaba e maçã sem casca e sem sementes, caju.

O que você deve fazer:

• Consuma líquidos em abundância: chás, sucos coados e principalmente água.
• Procure ingerir alimentos como batatas, chuchu, cenoura cozida, aipim, inhame, cará, creme de arroz, arroz, macarrão com molho caseiro coado, farinhas, torradas, biscoito água e sal ou de maisena, carnes grelhadas (frango, peixe ou boi).
• Prefira sucos de frutas coados: limonada, caju, maçã e laranja sem açúcar.
• Prefira leite de soja.
• Consuma as frutas: banana-maçã, maçã e pera sem casca, goiaba sem casca e semente, caju.
• Consuma apenas o caldo de leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico). 

O que você deve evitar:

• Leite e derivados. 
• Alimentos gordurosos (manteiga, toucinho, banha, creme de leite, por exemplo).
• Frutas cruas em geral.
• Frutas e sementes oleaginosas (abacate, coco, nozes, amêndoas, amendoim, castanhas). 
• Condimentos picantes (páprica, pimenta, mostarda, ketchup, por exemplo).
• Conservas em geral (picles, azeitona, palmito, aspargos, milho e ervilha).
• Embutidos (salsicha, linguiça, presunto, salame, mortadela, por exemplo). 
• Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico).
• Hortaliças cruas: legumes e verduras folhosas.
• Alimentos que causam flatulência (gases), como couve-flor, brócolis, repolho e ovo.

O que você deve fazer:

• Prefira alimentos gelados ou em temperatura ambiente.
• Faça pequenas refeições em menor intervalo de tempo.
• Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
• Beba sucos ou chupe gelo ou picolé de frutas cítricas, como limão (se não estiver com feridas na boca) nos intervalos das refeições.
• Realize suas refeições em lugares bem arejados.

O que você deve evitar:

•Frituras e alimentos gordurosos.
•Doces concentrados, como compotas, goiabada, marmelada.
•Condimentos fortes (pimenta, ketchup, mostarda, molho inglês, por exemplo).
•Deitar-se após as refeições.
•Ficar próximo à cozinha durante o preparo das refeições. 

Banco Santander 033

Agência 0201

Conta Corrente 13-005061-5

Fundação Faculdade de Medicina/ICESP

CNPJ 56.577.059/0006-06

Pular para o conteúdo
Faça a sua doação