Em dezembro, o Instituto do Câncer realizou a cerimônia de lançamento do livro “Mar de Rosas: a beleza em meio à turbulência trazida pelo câncer de mama”. A ocasião reuniu integrantes do Programa Remama, autoridades do Icesp e colaboradores para apresentar o projeto que reúne depoimentos de 46 remadoras rosas e membros que participaram do programa ao longo do tempo.
A abertura da cerimônia foi realizada pela coordenadora médica do serviço de reabilitação do Icesp, Profa. Dra. Christina May Moran de Brito, que contou a trajetória do Remama e homenageou personalidades que contribuíram para o sucesso do programa, como a presidente do conselho diretor do IMREA do HCFMUSP, Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella; a diretora executiva do Icesp, Joyce Chacon Fernandes; a professora da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) e do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), e também coordenadora do programa, Profa. Dra. Patrícia Chakur Brum; os coordenadores Prof. Christian Klausener e do Prof. José Carlos Farah; e a coordenadora do programa e líder da Equipe Remama Dragão Rosa, Denise Chagas; entre outras pessoas que se destacaram ao longo dos anos.
Em seguida, após algumas falas dos homenageados, as remadoras rosas apresentaram os cânticos utilizados pelo grupo nas práticas de remo, sob orientação da professora Jule Pires do Amaral. Por fim, cada remadora recebeu um exemplar do livro em uma singela homenagem.
A Profa. Dra. Christina May Moran de Brito destaca a alegria e o orgulho de poder participar da construção do livro. “Ao elaborar cada um dos relatos, foi muito rico observar o diferente enfoque dado por cada uma delas e como as valiosas mensagens foram complementares. Ainda que tenham um fio comum, cada uma fez a sua costura, a sua leitura e o seu caminho – como acontece na bela pluralidade da vida. E a alegria, a força e a vivacidade deste vibrante grupo de mulheres são inspiradoras”, comenta.
Para Denise Chagas contribuir para o projeto do livro compartilhando sua história e assim incentivar outras pessoas é algo que jamais imaginou realizar em sua vida. “Nossos depoimentos passam pela surpresa, pela incerteza e pela fé. São desafios e superações diárias. Precisamos reaprender a lidar com situações corriqueiras, a aceitar ajuda, a viver o presente. Valorizar cada momento, celebrar vitórias, demonstrar sentimentos. Minha gratidão à Dra. Christina, que com sua sensibilidade nos colocou juntas, para além do barco, demonstrando que há vida após e apesar do câncer”, finaliza.