Os eventos visam reforçar a importância do exercício físico para o tratamento do câncer, além de conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
Nos dias 6 e 7 de outubro, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade que integra o Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, promove o Simpósio Internacional de Exercício e Câncer e o 3º Festival Paulista de Remadoras Rosas. Os eventos serão realizados em alusão à campanha Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, e em comemoração aos 10 anos do Projeto Remama, programa que utiliza o remo como ferramenta para auxiliar na recuperação de pacientes com câncer de mama.
O simpósio e o festival são iniciativas do Icesp; da Associação para a Educação, Esporte, Empreendedorismo e Direitos dos Pacientes da Divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas (Aedrehc); do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do HCFMUSP (Imrea); do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp); e da Escola de Educação Física e Esporte da USP.
No dia 6 será realizado o Simpósio Internacional de Exercício e Câncer, na Escola de Educação Física e Esporte da USP, destinado a pesquisadores e profissionais interessados em temas sobre a prática de exercícios durante e após o tratamento do câncer, e que sejam envolvidos na assistência à saúde. O encontro terá a presença de
especialistas internacionais e nacionais que abordarão assuntos, como: particularidades da realização de exercícios físicos no cuidado ao paciente oncológico, impacto do exercício físico na disfunção autonômica e imunológica no câncer de mama. Além disso, contará também com apresentação de trabalhos científicos e rodas de conversas para a discussão dos temas.
Ao final, está previsto uma imersão cultural com o lançamento do livro “Mar de Rosas: a beleza em meio à turbulência trazida pelo câncer de mama”, que conta as histórias de 46 remadoras rosas, integrantes do Programa Remama, e suas vivências com o câncer de mama, além de relatos e homenagens de todos que participaram da iniciativa ao longo dos 10 anos. Em seguida, acontecerá o show “Entre nós”, em que as participantes apresentarão os cânticos utilizados durante as competições de remo.
No dia 7, a partir das 8h, na raia olímpica da USP, equipes de Remadoras Rosas de todo o Brasil poderão conhecer mais sobre as práticas relacionadas ao remo, com aulas de salvamento e resgate, técnicas de remada e prática técnica em Canoas e Dragon Boats. Em seguida, na parte da tarde, participarão de remadas recreativas e competitivas em Dragon Boat e Canoas OC6, onde mostrarão suas habilidades no remo.
Como encerramento, o público poderá apreciar a tradicional cerimônia de rosas em homenagem às participantes que já faleceram em virtude da doença seguida da apresentação da bateria da USP.
“Neste Outubro Rosa iremos celebrar a vida e os 10 anos do Programa Remama, que cresceu ao longo dos anos e hoje conta com 48 remadoras. Existem evidências de que a prática de atividades físicas é benéfica para a saúde da população, com destaque no cuidado a pacientes oncológicos. Por isso, é muito importante compartilhar estes conhecimentos e discutir estratégias de implantação de diferentes programas que incentivem esta prática. Todo este encontro traz atenção à importância do diagnóstico precoce e toda educação relacionada ao Outubro Rosa”, afirma a Coordenadora Médica do Serviço de Reabilitação do Icesp, Profa. Dra. Christina May Moran de Brito, idealizadora e uma das coordenadoras do Remama.
Sobre o Remama
O programa Remama, realizado pelo Icesp e a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, ligada à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e, também, pelo Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) e pela Escola de Educação Física e Esporte da USP, foi lançado em 2013, inspirado em um movimento mundial de superação da doença através deste esporte. A iniciativa busca promover o exercício físico, neste caso, com o remo, e também auxiliar a desmistificar a crença de que pessoas submetidas a cirurgias para câncer de mama não possam mais realizar atividades como esta.
Serviço:
Simpósio Internacional de Exercício e Câncer
Quando: 6 de outubro
Onde: Escola de Educação Física e Esporte da USP
Endereço: Av. Professor Mello Moraes, 65 – Vila Universitária, São Paulo
Horário: das 10h às 18h
Inscrições: acesse o site
III Festival Paulista de Remadoras Rosas
Quando: 7 de outubro
Onde: Raia Olímpica de Remo e Canoagem da USP
Endereço: Av. Professor Mello de Morais 1382, Butantã.
Horário: das 8h às 18h
Inscrições: acesse o site