Entre os dias 11 e 13 de junho, foi realizado o Ganepão, o maior congresso de nutrição da América Latina. O tema deste ano foi “Nutrição 360° e inovações para um mundo em transformação”.
Médicos e também profissionais da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) e do Serviço de Nutrição e Dietética representaram o Instituto neste congresso. Estiveram presentes: o chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Icesp, Prof. Dr. Marco Aurélio Kulcsar; a Chefe do Serviço de Nutrologia, Dra. Sabrina Segatto Valadares Goastico; a médica da UTI, Dra. Izabela Augusta de Oliveira Medeiros; a médica nutróloga, Dra. Bianca Mayumi Watanabe; a Gerente de Enfermagem, Silvia de Lima Vieira; a coordenadora de nutrição e administrativa da EMTN, Gislaine Aparecida Ozorio; a Coordenadora de Nutrição, Mariana Bazzoli Arid; e as nutricionistas, Andressa Orlandeli Ferreira, Tuane Guacira Novelli e Bárbara Nogueira Palmieri.
“A importância da participação neste congresso é mostrar o Icesp como um centro de desenvolvimento de um programa de reabilitação nutricional e o entrosamento entre as disciplinas que tratam o câncer”, explica o Prof. Dr. Marco Aurélio Kulcsar.
A equipe do Instituto esteve presente nos simpósios temáticos: “Nutrição em Oncologia na Prática Clínica Hospitalar”; “Síndrome da Realimentação na Prática Clínica” e “Massa Muscular: Evidências e Prática Clínica”; e “Caso Clínico e na Prática, como eu faço? O Impacto da Navegação em Pacientes Oncológicos de Cabeça e Pescoço”.
Durante o painel do caso clínico, os profissionais abordaram o impacto da navegação clínica por enfermeiros em pacientes com tumores de cabeça e pescoço. A conferência ministrada por Silvia de Lima Vieira destacou como o Enfermeiro Navegador atua como elo entre os profissionais da saúde, garantindo a continuidade do cuidado, a redução de atrasos no início do tratamento e a melhoria dos desfechos clínicos, inclusive no suporte nutricional. O caso clínico apresentado demonstrou, na prática, como a atuação multiprofissional é importante para a efetividade da terapia nutricional nesse perfil de paciente.
O Programa Enfermeiro Navegador tem o objetivo de assistir o paciente em todo o processo de tratamento, o que inclui a realização do planejamento terapêutico multidisciplinar individualizado e de avaliações presenciais periódicas, contribuindo para adesão ao tratamento e otimizando a experiência do paciente em todo o processo.
“A participação do Icesp no Ganepão 2025 reafirma seu compromisso com a excelência e inovação do conhecimento na área da nutrição oncológica. Estar presente em um dos maiores congressos da América Latina é mais do que uma oportunidade de compartilhar experiências e a atuação multiprofissional, é também uma forma de valorizar a prática clínica baseada em evidências”, finaliza Gislaine Aparecida Ozorio.