Entre os dias 11 e 13 de setembro, acontece o evento “HPV – associated diseases: screening, prophylactic and therapeutic vaccines” (Doenças associadas ao HPV: triagem, vacinas profiláticas e terapêuticas, em tradução livre).
O encontro é promovido pelo Icesp e pelo International Centre for Genetic Engineering and Biotechnology (ICGEB). Tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do ICGEB.
A conferência acontece exclusivamente de maneira presencial e tem como finalidade reunir pesquisadores e promover a pesquisa básica e aplicada na compreensão da infecção pelos HPVs, bem como discutir inovações em vacinas profiláticas e abordagens terapêuticas para combater as doenças relacionadas ao HPV.
“O nosso principal objetivo é disseminar conhecimento atualizado acerca dos tumores associados ao HPV, oferecendo ainda uma oportunidade única de interação com investigadores de todos os níveis e de diversas origens”, explica a coordenadora de Pesquisa Médica no Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO), Prof. Dra. Laura Sichero.
A conferência visa ainda promover a colaboração entre especialistas e impulsionar avanços que podem ter um impacto significativo na prevenção e tratamento do HPV. O evento conta com a presença de pesquisadores brasileiros e estrangeiros e incluirá em sua programação conferências, palestras e apresentações orais e de pôsteres, além de interação direta com especialistas e eventos sociais, colaborando para o networking e compartilhamento de conhecimento entre os participantes.
O comitê organizador inclui a chefe do laboratório de Inovação em Câncer do CTO do Icesp, Profa. Dra. Luisa Lina Villa; a coordenadora de Pesquisa Médica no CTO do Icesp, Profa. Dra. Laura Sichero; a docente no Departamento de Imunologia, no Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Profa. Dra. Ana Paula Lepique e da pós-doutoranda no laboratório de Biologia Molecular do CTO do Icesp, Dra. Aline Lopes Ribeiro.
A programação contará com curso básico de respostas imunológicas ao HPV, palestras sobre rastreamento do câncer cervical na América Latina e vacinas terapêuticas contra o HPV, entre outros assuntos. Para mais informações, acesse o link.