Em alusão ao Dia Mundial sem Carbono, comemorado em 22 de setembro, foram inaugurados os novos bicicletários da Unidade de Osasco, Farmácia Ambulatorial e Itaci, e reformado o espaço da matriz. A iniciativa foi liderada pelo Comitê de Sustentabilidade do Instituto.
A ação visa destinar um espaço para a guarda e armazenamento das bicicletas utilizadas pelos colaboradores, pacientes e acompanhantes como meio de transporte, além de estimular o uso de meios mais sustentáveis e promover o bem-estar e a qualidade de vida.
Na Unidade Ambulatorial de Osasco e na Farmácia Ambulatorial o novo espaço foi inaugurado em 17 de setembro, e no Itaci no dia 19. Os bicicletários estão localizados nos estacionamentos, e na Farmácia Ambulatorial ao lado da entrada principal que dá acesso à rampa.
Na matriz o espaço continua no mesmo local, no térreo ao lado da entrada de colaboradores, e foi reinaugurado em 23 de setembro, após melhorias.
“A instalação de bicicletários em todas as unidades do Icesp reforça o compromisso da Instituição com ações sustentáveis, incentivando tanto colaboradores como, quando possível, pacientes a praticarem ações com menos emissão de CO₂. Na Farmácia Ambulatorial tínhamos demanda de pacientes e acompanhantes que vinham retirar seus medicamentos de bicicleta, com a instalação dos suportes a área ficou adequada e com visibilidade para incentivar esta prática”, comenta a coordenadora da Farmácia Ambulatorial, Cintia de Oliveira Sousa.
Esta iniciativa do Comitê reforça o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ação contempla a ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ao promover soluções de mobilidade mais acessíveis e sustentáveis e também a ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima, ao estimular a redução das emissões de gases de efeito estufa por meio do incentivo ao uso de meios de transporte mais sustentáveis.
Os bicicletários são de uso livre, seu espaço não é vigiado e o Icesp não se responsabiliza por furtos, danos, vandalismos, extravios ou qualquer ocorrência envolvendo as bicicletas, acessórios ou objetos deixados junto a elas. Dessa forma, é recomendado o uso de cadeado e corrente, além de ter atenção com as bicicletas, pois as que forem abandonadas poderão ser removidas.
“Pedalando juntos por um futuro melhor! A instalação dos novos bicicletários simboliza nosso compromisso em cuidar do meio ambiente e das pessoas, reduzindo a emissão de CO₂ e incentivando hábitos que promovem saúde, bem-estar e qualidade de vida. É um grande orgulho fazer parte dessa conquista”, finaliza o engenheiro da Segurança Trabalho do Icesp e vice-presidente do Comitê de Sustentabilidade, Tiago Sapia.



