Nos dias 13 a 15 de junho, colaboradores do Instituto do Câncer estiveram presentes no Ganepão 2024, o maior congresso de nutrição da América Latina. Em sua 45ª edição e sob o tema “Nutrição 5.0: inovação, tendência e tecnologia”, o evento reuniu renomados profissionais para troca de atividades científicas, didáticas e práticas.
Participaram do evento: o coordenador médico da oncologia cirúrgica do Icesp, Prof. Dr. Ulysses Ribeiro Júnior; o médico assistente do grupo de ginecologia da oncologia clínica Dr. Elias Abdo Filho; a chefe da nutrologia da equipe multiprofissional de terapia nutricional (EMTN), Sabrina Segatto; a coordenadora de nutrição e administrativa da equipe multiprofissional de terapia nutricional (EMTN), Gislaine Ozório; a coordenadora do serviço de nutrição e dietética, Lia Ribeiro; a médica nutróloga Bianca Mayumi Watanabe; a coordenadora do ambulatório da reabilitação, Maira Grizzo Canettieri; e a fisioterapeuta Marcela Cardoso Dias.
Além de ministrarem aulas e participarem de discussões, os colaboradores também realizaram uma miniconferência e uma mesa para debater um caso clínico, que teve como mediador o Prof. Dr. Ulysses Ribeiro Júnior. Eles discutiram sobre o controle metabólico e nutricional do câncer de estômago, com uma abordagem multidisciplinar integrando diversos aspectos do tratamento.
Outro destaque foi a Oficina de Culinária Terapêutica, realizada pela Gislaine Ozório e Lia Ribeiro, que produziram a receita de energy ball, um bombom com uva passa e castanhas, que oferece energia, fibras, proteínas e facilita o funcionamento do intestino. O objetivo foi apresentar receitas que proporcionam alívio aos sintomas do tratamento do câncer e como a alimentação pode ajudar na qualidade de vida dos pacientes oncológicos.
Para o Prof. Dr. Ulysses Ribeiro Júnior, a presença da equipe do Icesp em eventos como este é muito importante e, é uma maneira de mostrar os diferenciais que o Instituto proporciona à população. ”Nós somos uma das poucas instituições que oferecem gratuitamente a nutrição enteral ou via oral para nossos pacientes, no pré-operatório e no pós-operatório e, isto faz total diferença no tratamento”, comenta o coordenador médico da oncologia cirúrgica do Icesp.
Gislaine Ozório também fala da presença das equipes no Ganepão. “Nós sempre estamos neste evento e é sempre muito importante estarmos presentes para divulgarmos o trabalho realizado no Icesp no tratamento com os pacientes”, finaliza a coordenadora de nutrição e administrativa da equipe multiprofissional de terapia nutricional (EMTN) do Icesp.