O evento “Cuidar de si: corpo, emoções e sexualidade” foi realizado em 17 de outubro, no auditório do Icesp. Destinado a pacientes com câncer de mama, incluiu também a participação de colaboradores do Instituto. Foi promovido em alusão à campanha Outubro Rosa, de maneira híbrida, presencial e transmitido online, e contou com o apoio do Instituto Oncoguia.
O encontro iniciou com a abertura e boas-vindas da gerente do Centro Integrado de Humanização do Icesp, Maria Helena Sponton, e da vice-presidente do Instituto Oncoguia, Evelin Scarelli.
“Nós temos uma conexão muito forte com as nossas pacientes. Hoje junto com o Oncoguia, planejamos esse evento com assuntos pensados especialmente para vocês: o que querem, precisam e que realmente têm impacto e fazem diferença nas suas vidas, pensando em abordar o cuidado e a autoestima. O Icesp prioriza a conexão ao interagir, acolher e incentivar o protagonismo”, explica Maria Helena Sponton.
Em seguida aconteceu o painel “Quem sou eu, apesar do câncer?”, moderado pela psicóloga e psico-oncologista Regina Liberato. Neste momento foi debatido o tema “O câncer e minha autoimagem” com a consultora de moda Dani Ferraz que comentou sobre a importância do autocuidado e da influência das emoções e comportamentos para a saúde física e mental.
Ainda neste painel, foi formada uma mesa com a participação da paciente e influenciadora Mari Anjo Rosa; da paciente do Icesp, Regina Fé; da médica mastologista do Icesp, Dra. Bruna Salani Mota; da gerontóloga e irmã de uma paciente do Icesp, Sílvia Helena de Castro; da diretora nacional da Mary Kay, Isabella Costa Nova, e de Dani Ferraz.
Depois, o público pôde tirar dúvidas sobre a doença, prevenção e o impacto do diagnóstico, além de compartilhar depoimentos sobre suas histórias e trajetórias com o câncer de mama. Ao final, pacientes do Programa Remama deram depoimentos e enfatizaram a importância da atividade física na melhoria da qualidade de vida.
Em seguida houve uma apresentação de dança com a paciente oncológica Marjorie Vanucci, que explicou sobre seu processo de reabilitação com a dança e como utiliza isso para inspirar outras pessoas.
O segundo painel do dia, “Vamos falar sobre sexualidade”, foi apresentado pela psico-oncologista e sexóloga clínica, Dra. Ana Lucia Paya Benito. A profissional comentou sobre relacionamentos, bem-estar sexual, imagem corporal e autoestima, envolvendo também a perspectiva da paciente oncológica sobre esses assuntos.
Após a apresentação, foi promovido um bate-papo na mesa-redonda “Conversas que informam, inspiram e fortalecem”, que incluiu a participação das pacientes do Icesp, Gi Charaba e Erika Santana; do ginecologista, sexólogo e coordenador do setor de Sexualidade da Ginecológica do HCFMUSP, Dr. Theo Lerner; e da Dra. Ana Lucia Paya Benito, respondendo a perguntas e comentando sobre sexualidade e experiências após o diagnóstico.
O encontro foi finalizado com as palavras de Maria Helena Sponton e de Evelin Scarelli: “Quero agradecer, em nome do Oncoguia, ao Icesp, que está sempre de portas abertas para nós. Essas aulas, painéis e encontros nos deixam sempre muito conectados com o que importa, e é muito inspirador estar junto e aprender com vocês”, finaliza Evelin.