No início de novembro, especialistas do Icesp foram premiados no XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), por suas importantes contribuições à Oncologia no país.
O diretor técnico da Divisão de Oncologia do Icesp, Prof. Dr. Paulo Hoff, recebeu o Prêmio Ronaldo Ribeiro de Carreira em Oncologia Clínica, maior reconhecimento da entidade, destinado a profissionais de destaque em sua área de atuação, que contribuíram de forma significativa para o avanço da Oncologia Clínica.
Sua trajetória é marcada por inúmeras conquistas, tendo mais de 300 artigos publicados e centenas de citações em pesquisas científicas, além de mais de 26 livros publicados, entre eles, o Tratado de Oncologia, vencedor do Prêmio Jabuti de 2014 na categoria Melhor Obra Acadêmica e Científica.
A chefe do Laboratório de Inovação em Câncer do Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO) do Icesp, Profa. Dra. Luisa Lina Villa, foi homenageada com o Prêmio Bernardo Garicochea de Pesquisa Oncológica Translacional, por seu reconhecimento na pesquisa translacional em Oncologia. Sua carreira possui grandes destaques, incluindo sua participação no desenvolvimento da vacina profilática contra o Papilomavírus Humano (HPV).
A residente em Oncologia Clínica pelo Icesp em 2019 e atualmente doutoranda na FMUSP, Dra. Renata Bonadio, foi reconhecida com o Prêmio Jovem Oncologista SBOC, concedido a profissionais de até 40 anos que se destacam pela contribuição à especialidade. Sua atuação inclui pesquisas sobre câncer de mama triplo-negativo, oncologia de precisão e biomarcadores, além de estudos sobre epidemiologia e câncer hereditário.
No Congresso foi promovida ainda a Gincana Nacional da Oncologia para Residentes. A iniciativa organizada pela SBOC incluiu sessão de perguntas e a vencedora desta edição foi a residente do Programa de Residência em Oncologia Clínica do Icesp Dra. Maristela Cesar Freire.



