No final de junho, foi realizada uma visita institucional ao Instituto para celebrar a assinatura da adesão internacional do Icesp e do Instituto de Radiologia (InRad) à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). Além de membros da AIEA, estiveram presentes autoridades da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), entidade vinculada do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A AIEA e a Superintendência do Hospital das Clínicas (HC) assinaram um acordo para que o Complexo seja um dos centros âncoras da agência. A parceria abrange todas as áreas do HC relacionadas com energia atômica e radiações, como os setores de Radioterapia, Medicina Nuclear e Radiodiagnóstico.
“O acordo faz do HC, em geral, um centro de referência para a AIEA. Isso envolve o treinamento de pessoas, além da possibilidade de adquirirmos alguns equipamentos ou upgrades. Mas o mais importante é que a iniciativa é principalmente voltada para diagnóstico e tratamento do câncer, que congrega os dois institutos”, afirma a coordenadora do serviço de Radioterapia do InRad, Profa. Dra. Heloisa Carvalho.
O convênio vai permitir estender atividades de pesquisa nas áreas da Radioterapia e a formação multiprofissional de pessoal da área, como físicos médicos e radioterapeutas. Representa ainda oportunidades de treinamentos dos especialistas, além da realização de projetos conjuntos de pesquisa com a AIEA, tanto estudos clínicos quanto de implementação de tecnologia.
“Esse acordo representa, de um lado, o reconhecimento do comprometimento do Icesp e InRad com a capacitação de recursos humanos de qualidade e pesquisa. E de outro é a oportunidade de intensificar o nosso protagonismo na geração de conhecimento, que vai melhorar a atenção do paciente oncológico em Radioterapia”, afirma o coordenador do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Icesp, Prof. Dr. Roger Chammas.
Visita ao Icesp
A comitiva da agência compareceu ao Icesp para conhecer o parque tecnológico e os projetos desenvolvidos no Instituto.
Entre os locais visitados, estavam às instalações do Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO), e a área da Medicina Nuclear.
Representando o Icesp, estavam o Prof Dr. Roger Chammas; a coordenadora do serviço de Radioterapia do InRad, Profa. Dra. Heloisa Carvalho; a coordenadora da equipe de físicos do Icesp, Dra. Gisela Menegussi; o médico assistente rádio oncologista e responsável técnico da Radioterapia, Dr. Elton Leite; a Diretora Geral da Assistência, Maria Rita da Silva; o Diretor de Engenharia Clínica e Infraestrutura, Heitor Akira Kuramoto; e os assistentes médicos da diretoria executiva, Dr. Leandro Biazon e Dra. Natalia Borges Cardin.
Estiveram presentes o vice-diretor-geral e head da Área de Cooperação Técnica da AIEA, Hua Liu; o coordenador regional do Acordo Regional de Cooperação para a Promoção da Ciência e Tecnologia Nucleares na América Latina e no Caribe (ARCAL), Raul Ramirez Garcia; e o Presidente da CNEN, Francisco Rondinelli Júnior.
A assinatura oficial do acordo será feita em Viena, na Áustria, pelo embaixador do Brasil na Agência, junto com o superintendente do HC, Antonio José Pereira.