O Icesp realizou a 13ª edição do seu tradicional Desfile de Pacientes, no dia 10 de novembro. A cerimônia, que aconteceu no Centro de Convenções Rebouças (CCR), teve como tema “Eu me vejo em você” com a participação de pacientes do Icesp e Itaci e colaboradores em tratamento.
Promovido desde 2012, o evento busca celebrar a vida e trajetória dos pacientes do Icesp, enaltecer a autoestima e conscientizar a população sobre a prevenção do câncer.
O tema deste ano faz referência à participação dos colaboradores, que também estão ou estiveram em tratamento oncológico. Eles desfilaram em duplas representando a relação de empatia, de estar no lugar do outro, aliado ao cuidado e ao acolhimento.
Estiveram presentes a secretária executiva de Estado da Saúde, Dra. Priscilla Reinisch Perdicaris; superintendente do Hospital das Clínicas da FMUSP, eng. Antonio José Rodrigues Pereira; presidente do Conselho Diretor do Icesp, Prof. Dr. William Nahas; diretora executiva do Icesp, Joyce Chacon Fernandes; diretora de Corpo Clínico do Icesp, Profa. Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz; coordenador médico da Oncologia Cirúrgica do Icesp, Prof. Dr. Ulysses Ribeiro; e a coordenadora médica do Itaci, Dra. Lilian Maria Cristofani.
“A felicidade e emoção deste evento é enorme. Este é um desfile de histórias de pacientes e colaboradores que passaram, ou ainda passam, pelo tratamento oncológico. O tema deste ano, remete a conexão entre ambos; inclusive suas roupas são complementares. A partir do momento que eu me vejo no outro, eu me identifico e me torno melhor. Um dos pontos essenciais no cuidado e na humanização é a empatia”, explica a Gerente do Centro Integrado de Humanização do Icesp, Maria Helena Sponton.
“O desfile é sempre emocionante, momentos como esse são especiais porque fortalecem o paciente e o desvinculam um pouco do tratamento, que não é simples e nem fácil. Quero agradecer a todos que fazem desse evento uma realidade: aos nossos parceiros, as equipes, e a Maria Helena. Que possamos, junto com os pacientes e seus familiares, celebrar a vida”, comenta a Diretora Executiva do Icesp, Joyce Chacon Fernandes.
As roupas foram produzidas por alunos do curso de Moda da faculdade Santa Marcelina, parceira do evento. Os estudantes conversaram previamente com os modelos, para entender suas trajetórias, personalidades e suas jornadas de tratamentos.
As peças foram confeccionadas em papel e no dia do desfile os pacientes contaram com a produção de maquiadores e cabeleireiros profissionais.
A passarela tinha 20 metros de comprimento e foi pintada pelo artista plástico, muralista e grafiteiro Gabriel Menezes – MENA. Além disso, contou com uma tela de LED ao fundo. Alguns figurinos também tiveram desenhos do artista que projetou a sua arte remetendo ao tema do desfile e a conexão entre os modelos.
“Quero agradecer a Maria Helena, pela idealização deste evento, e a todos pela presença e entusiasmo. O sucesso do desfile mostra a importância da Humanização e da reintegração dos pacientes, que apesar das dificuldades superam os desafios. Por isso, essa união é fundamental, estarmos juntos para enaltecer suas histórias e a superação diária”, finaliza o Presidente do Conselho Diretor do Icesp, Prof. Dr. William Nahas.
O evento também fez parte da programação de ações realizadas na Instituição em prol das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que fazem alusão à conscientização sobre o câncer de mama e de próstata, respectivamente.
Essa é a segunda edição promovida no CCR, já que anteriormente era realizado no térreo do Instituto. Com o sucesso e crescimento da iniciativa, as últimas edições do desfile foram realizadas neste novo local.
Assista a transmissão do evento no canal do YouTube do Icesp. Acesse o link.
Fotos: Claudio Roberto