No domingo, 23 de março, das 10h às 14h, o Icesp realizou uma ação especial em alusão à campanha Março Azul Marinho, mês de conscientização sobre o câncer colorretal, na calçada do prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista. Na ocasião, cerca de 5 mil pessoas passaram na região e foram impactadas com a campanha.
A iniciativa, promovida em parceria com a Fiesp, por meio do ComSaude da Fiesp e do CIESP, faz parte da programação especial para o mês e foi organizada com o intuito de alertar e orientar a população sobre os sintomas e maneiras de prevenir o câncer colorretal, que são os tumores que se iniciam no cólon e no reto.
Durante a ação, médicos do grupo da Oncologia Cirúrgica e especialistas da equipe multiprofissional, como enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais do Icesp, estiveram à disposição do público com materiais explicativos para o esclarecimento de dúvidas e forneceram orientações sobre quais os hábitos que podem auxiliar na prevenção, assim como no reconhecimento dos sintomas e sinais que são motivos de alerta para esta doença.
“Achei interessante a ação porque tem muitas informações básicas, que todo mundo deveria saber, mas ninguém se preocupa. Às vezes, nós achamos que todos os sintomas são normais, se a gente não prevenir, depois fica pior, e quando se descobre a doença pode não dar tempo para cura”, explica Suelen Maria que caminhava na Av. Paulista e participou da ação.
Houve também um jogo de tabuleiro gigante chamado “Trilha da Sua Saúde”, em que o participante respondeu perguntas feitas pelos especialistas acerca do assunto, como “a partir de qual idade é recomendado fazer o exame de colonoscopia?” e, caso completassem o jogo, ganhavam brindes relacionados à campanha. Mais de 80 pessoas participaram do jogo.
Além disso, às 11h, 12h e 13h, foram realizadas três aulas ministradas pelos nutricionistas presentes, que ensinaram receitas fáceis, práticas e ricas em fibras, alimentos essenciais na prevenção do câncer colorretal. Mais de 60 pessoas assistiram às aulas, em que foi preparada granola caseira. Aqueles que completaram as atividades ganharam uma cartilha produzida pelo Instituto, contendo receitas saudáveis e um checklist sobre atividade física.
“Eu acho que esse tipo de atividade é importante porque nem todas as informações a gente encontra na internet e na televisão, e chamar a atenção para saúde hoje em dia é necessário. Além disso, é importante incentivar a busca pelos exames. Prevenção é saúde”, comenta Tatiana Lindoso, que participou do jogo.
O câncer colorretal é o segundo tumor mais comum nos homens e nas mulheres no Brasil e, seu desenvolvimento é mais frequente em pessoas acima de 50 anos.
“É necessário lembrar que, acima de 50 anos, é importante conversar com o seu médico e realizar os exames de rastreamento, pois isso contribui para as melhores chances de cura. Infelizmente, 70% dos casos chegam de maneira avançada ao Icesp, muitos com metástase. Por isso, é de extrema importância que o Instituto promova campanhas de prevenção, como o Março Azul Marinho e, mostre junto à sociedade, a necessidade de propagar informações sobre a doença, para que haja a diminuição da incidência dos casos avançados”, finaliza o coordenador médico da Oncologia Cirúrgica do Icesp e Professor Titular de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia do Departamento de Gastroenterologia e Nutrologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Prof. Dr. Ulysses Ribeiro Jr.