O Icesp realizou em 17 de julho, das 10h às 13h30, na calçada do prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na Avenida Paulista, uma ação especial em alusão à campanha Julho Verde, mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço.
O câncer de cabeça e pescoço pode afetar boca, língua, garganta, tireoide e outras regiões, impactando funções como fala, respiração e alimentação. Muitos casos estão ligados a hábitos como fumo, consumo excessivo de álcool e infecção por HPV.
“Estamos na avenida mais movimentada da América Latina, onde passam pessoas de todas as realidades. Oferecer informação e exames rápidos pode salvar vidas”, explica o chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Icesp, Prof. Dr. Marco Aurélio Kulcsar.
A iniciativa foi realizada em parceria com a FIESP, CIESP, SESI, SENAI E IRS, por meio do deCOMSAUDE da FIESP e do CIESP. Entre as atividades promovidas estavam a distribuição de material informativo à população. Além disso, a equipe do Icesp, composta por médicos, dentistas e membros da equipe multiprofissional estiveram no local para esclarecimento de dúvidas e oferta de orientações ao público sobre a doença.
Havia também um totem em frente ao local com perguntas para que o público pudesse responder, como: “você fuma?”, “você tem feridas na boca por mais de 15 dias?”, “está rouco há mais de 15 dias?”, “você consome bebida alcoólica todos os dias?” e, caso o indivíduo respondesse “sim” para pelo menos duas dessas questões, ele poderia passar por uma avaliação bucal no local, feita pelos médicos e dentistas do Instituto.
Entre os sinais mais comuns da doença, e que merecem atenção estão: feridas na boca que não cicatrizam em 15 dias; manchas brancas ou vermelhas na boca; nódulos no pescoço, dor de garganta persistente ou dificuldade para engolir e rouquidão prolongada.
“Fiz a avaliação e adorei! É sempre bom checar se está tudo certo com a saúde”, disse Érica, que fez o exame durante a atividade.
“Como tenho problemas de saúde, não podia perder essa oportunidade. O evento foi excelente!”, completou César Henrique, que também participou da ação.
Acompanhe a transmissão do videocast do Icesp – Edição especial Julho Verde
Entre as atividades em alusão ao Julho Verde será lançado no dia 25 de julho, às 9h, um videocast no canal do Icesp no Youtube. No bate-papo, médicos e membros da equipe multiprofissional do Instituto conversaram sobre o que é o câncer de cabeça e pescoço, quais os sintomas, fatores de risco, tratamentos disponíveis e as formas de prevenção.
Contará com a participação do chefe do grupo de Oncologia Clínica de Tórax, Cabeça e Pescoço, Prof. Dr. Gilberto Castro; da médica assistente do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Dra. Mariana Faccini Teixeira; da nutricionista Tuane Guacira Novelli e da enfermeira Michelle Rocha Bove.
“A campanha Julho Verde, e suas ações de divulgação, são fundamentais para a conscientização da população acerca dos sintomas, prevenção e para o diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. Estar atento aos principais sintomas e ouvir seu corpo é fundamental, pois a detecção precoce pode salvar vidas”, argumenta o Prof. Dr. Gilberto Castro.
Para assistir ao videocast completo, acesse o link.