No dia 17 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Para homenagear a data, o Icesp promoveu para os colaboradores palestras sobre o tema no dia 22.
O evento iniciou com a apresentação de indicadores do Programa de Qualidade e Segurança do Paciente. Em seguida foi realizada uma palestra online sobre o impacto da saúde global, ministrada pelo Superintendente do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), Heleno Costa Junior.
Ele tratou sobre questões ambientais e sustentáveis relacionados à área da saúde e comentou sobre a estrutura do manual da Joint Commission International (JCI), da 8ª edição do Manual para Hospitais.
Aconteceu ainda a apresentação referente às Metas Internacionais de Segurança do Paciente, realizada pela assistente de gerência do Centro de Qualidade e Segurança do Paciente do Icesp, Mayara Batista, e pela assistente de diretoria do Centro de Qualidade Qualidade e Segurança do Paciente do Icesp, Letícia Harumi Tanaka.
Por fim, foi ministrada uma palestra acerca da “Cultura de Segurança: Segunda Vítima”, pela gerente de Qualidade e Segurança do Paciente do Icesp, Nilsa Yamanaka.
“O Instituto valoriza a segurança do paciente desde o início. Isso se dá porque os profissionais que estão aqui são extremamente engajados e comprometidos com sua entrega profissional e com o trabalho, o que é fundamental e reflete no processo de fortalecimento da cultura de segurança no Icesp”, explica Nilsa Yamanaka.
O Dia Mundial da Segurança do Paciente foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar sobre o assunto e promover ações para aprimorar o cuidado. A iniciativa engloba profissionais da saúde e da assistência, lideranças e gestores, além de incentivar a participação ativa nos cuidados pelos próprios pacientes, seus familiares e acompanhantes. O tema da campanha deste ano é “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”.
Como parte fundamental da promoção da segurança do paciente, o Instituto adota as cinco Metas Internacionais da Qualidade e Segurança do Paciente, que são baseadas na 8ª edição de metodologias da JCI, são elas: identificação correta; comunicação efetiva; segurança de medicamentos; cirurgia segura e higienização das mãos.