A partir de outubro, o Icesp estabelecerá um novo canal de atendimento aos pacientes: o WhatsApp. Este será um novo meio de comunicação da Instituição para informações sobre agendamento, internação e telemedicina.
“Temos o objetivo de facilitar a comunicação com os pacientes. O WhatsApp é uma ferramenta utilizada amplamente pela população no dia a dia, com adesão maior do que as mensagens SMS, que eram a solução até então disponível para informar a data dos seus agendamentos na Instituição. Além disso, este novo canal permite a confirmação do agendamento por parte do paciente, o que esperamos auxiliar na redução do absenteísmo”, esclarece o Diretor de Operações e Tecnologia da Informação do Icesp, Dr. Arthur Sapia.
O atendimento será por meio de três serviços: Icesp Agendamento, Icesp Internação e Icesp Telemedicina. O primeiro é exclusivo para informar aos pacientes sobre agendamentos, como data, horário de sua consulta, além da confirmação de sua presença e orientações de sua consulta, exame ou procedimento no Icesp.
O canal de internação é específico para comunicar ao paciente informações de sua internação, além de instruções relacionadas a documentos necessários, objetos de uso pessoal e acompanhantes.
Já o da telemedicina é reservado a dados e questões de teleconsultas, e para esclarecimentos sobre como realizar a chamada de vídeo. O horário de funcionamento para os serviços de agendamentos e telemedicina é das 8h às 17h e da internação das 7h às 19h.
“Nós acreditamos que os pacientes terão um grande ganho com a tecnologia do WhatsApp. E para a Instituição é uma garantia de que a informação foi encaminhada e recebida. Além disso, acredito que os pacientes do SUS merecem essa tecnologia, que veio para facilitar a vida de todo o mundo”, explica a Gerente de Enfermagem do Gerenciamento Interno de Leitos e Agenda Cirúrgica (GILAC) e Regulação, Paula Verzaro.
“Vamos otimizar o tempo neste processo, já que atualmente temos que fazer várias tentativas para efetivar o contato telefônico. E para o paciente, com certeza irá melhorar a sua experiência”, comenta a Gerente de Operações da Gestão de Ambulatórios e Terapias (GAT), comenta Erika Figueiredo Costa.
Dessa forma, é fundamental a colaboração de todos na orientação dos pacientes sobre o novo canal de comunicação e a que ele se destina.
Quando o WhatsApp do Icesp NÃO deve ser utilizado?
- O WhatsApp não tem o intuito de ser um canal de trocas de mensagens, ou seja, não é uma ferramenta para o paciente acionar o Instituto.
- Não deverá ser utilizado para situações de urgência. Demais assuntos os pacientes devem ser direcionados à ligar para o telefone fixo (11) 3893-2000.
- Nunca serão enviadas mensagens de cobrança: o Icesp não cobra por qualquer tipo de consulta, exame, cirurgia ou medicamentos, e não pede doações por meio de ligações ou mensagens.
- Caso o paciente ou familiar receba algum tipo de ligação suspeita, solicitar entrar em contato com a Ouvidoria, imediatamente, e não fazer nenhuma transação bancária. Contato da Ouvidoria: telefone (11) 3893-2063 e/ou (11) 3893-2000 (opção 3). Ou pelo atendimento presencial, no andar térreo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h (exceto feriados).