O câncer de cabeça e pescoço são tumores que se desenvolvem em regiões do corpo como boca, língua, faringe, laringe, glândulas salivares, cavidade nasal e da tireoide, e que afetam diretamente as funções de fala, deglutição, respiração, paladar e olfato. Os sintomas mais comuns são nódulos no pescoço, dificuldade para engolir, mudança na voz, rouquidão que não melhora, manchas avermelhadas ou brancas na boca e aftas.
A melhor forma de prevenção é evitar o tabaco, o consumo excessivo de álcool e utilizar preservativos nas relações sexuais, pois o papilomavírus humano (HPV) também pode aumentar o risco para o desenvolvimento do câncer de boca. Outra importante forma de prevenção é a higienização bucal. A ausência de higiene bucal pode ocasionar a proliferação de bactérias no local, fazendo com que a mucosa da boca sofra as mesmas alterações caso tivesse entrado em contato com o cigarro. Ensinar as crianças como realizar a higiene bucal correta é uma das maneiras mais eficientes de prevenir não só o câncer de boca, mas também outras doenças. Na presença de qualquer sinal estranho no corpo, é recomendado comparecer no serviço de saúde mais próximo.
Quanto mais cedo o tumor for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Em tratamentos precoces, a chance de o paciente ficar curado é entre 80 a 90%.
O Julho Verde foi oficialmente criado pela Lei 14.328, de 20 de abril de 2022, que institui o mês de julho como Mês Nacional do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. O objetivo da campanha é atrair a atenção do público para a conscientização sobre este tipo de tumor. O mês foi escolhido por abrigar o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço (27 de julho), iniciativa apoiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC).
Ao longo dos últimos anos, o Icesp promoveu uma série de atividade de promoção da campanha.
Neste ano, o prédio do Icesp foi iluminado de verde para alertar a população sobre a campanha de conscientização do câncer de cabeça e pescoço. No dia 27, uma banca de orientações foi montada na estação Luz, em parceria com o Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod). Foram realizados testes para medição do nível de consumo de álcool, exames de monoximetria e avaliação bucal.
No mesmo dia, o hall de entrada do Icesp recebeu, pela primeira vez, uma apresentação especial do coral Amigos da Voz, composto por pacientes laringectomizados, que cantaram a canção “Trem das Onze”.
Em 2016, o Icesp realizou uma aula de culinária especial com o chef Raul Lemos, do MasterChef Brasil, em alusão à campanha. O chef preparou duas receitas saudáveis e nutritivas.
Além disso, o Instituto promoveu uma blitz da saúde na estação Barra Funda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), um dos locais mais movimentados da cidade. A ação contou com o apoio do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod).
Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, o coral Amigos da Voz se apresentou, nas dependências do hospital, em parceria com o projeto “Amor na Prática”, que acompanhou os coralistas com a base no violão. A ação foi realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).
Além disso, o hospital realizou uma transmissão ao vivo em sua página do Facebook, com o chefe do grupo de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto, para falar com a população e tirar dúvidas sobre o tema.
Em 2018, pela primeira vez, o coral de pacientes laringectomizados do Icesp se apresentou fora das dependências do Instituto. A apresentação aconteceu na Casa das Rosas, tradicional espaço cultural localizado na Avenida Paulista. A ação chamou a atenção da população para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce, além de mostrar a superação dos pacientes acometidos por este tipo de tumor.
Neste ano, o Icesp realizou uma “Blitz da Saúde” no Shopping Pátio Metrô São Bento, em parceria com o Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod). A ação incluiu avaliação da saúde bucal, testes do grau de dependência à nicotina e exames de monoximetria – também conhecido como “bafômetro” do cigarro, que avalia o nível de monóxido de carbono no fumante –, além de oferecer aos participantes orientações gerais e encaminhamento para tratamento do tabagismo na Unidade de Saúde de referência. Assista aqui como foi a ação.
Pelo segundo ano consecutivo, uma programação especial também foi preparada na Casa das Rosas. O local recebeu uma apresentação do coral Amigos da Voz, transmitida ao vivo nas páginas no Facebook do Icesp e da Merck, parceria da ação. Uma banca foi montada na entrada do local para distribuição de materiais educativos.
O Instituto também apoiou com divulgação em suas redes sociais a Caminhada Julho Verde, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), no Parque Ibirapuera.
O Icesp promoveu uma série de ações de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. No dia 1 de julho, na estação Brás do Metrô, médicos, dentistas e outros profissionais do Instituto distribuíram folders explicativos e convidaram o público a participar de jogos educativos sobre o tema. A equipe do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) também esteve presente, realizando testes para medição do nível de consumo de álcool e orientações sobre como parar de fumar.
No Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço (27 de julho), o Icesp recebeu a visita do tricampeão Ricardo Maurício e exibiu o carro da equipe da Stock Car, em uma ação promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP). Durante o dia, outras ações foram realizadas nas dependências do Instituto, incluindo atividades itinerantes de conscientização e prevenção, uma mesa redonda com a equipe multidisciplinar sobre os métodos de atuação utilizados no Icesp para pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Além disso, os colaboradores usaram camisetas verdes em apoio à campanha.
No dia 23 de julho, o Icesp realizou uma ação de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço na Avenida Paulista, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Durante a ação, equipes médicas e multiprofissionais avaliaram pessoas que passavam pela avenida e apresentavam sintomas.
Cerca de 5 mil pessoas passaram pela tenda e 300 receberam informações sobre prevenção, sintomas e diagnóstico precoce. Cerca de 25% dos avaliados foi orientado a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.
A ação também contou com apresentações culturais, incluindo uma peça de teatro, o Coral Amigos da Voz, composto por pacientes laringectomizados do Icesp, e um show de mágica. Além disso, uma mensagem de conscientização foi exibida na galeria digital da Fiesp durante a noite.
O evento contou com a parceria da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e também teve a presença da equipe da Coordenação Estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo SES/SP, que orientou os interessados sobre como parar de fumar.
Confira neste link a cobertura do jornal Primeiro Impacto, do SBT, sobre a ação.
Em 2024, o Icesp retornou à Avenida Paulista, em frente ao prédio da Fiesp, para orientar a população sobre hábitos e sintomas persistentes que merecem atenção. Durante a ação, a população foi incentivada a responder um questionário em um totem sobre hábitos e sintomas que podem ser indicativos da doença. As perguntas incluíam: fumar, ter feridas na boca ou rouquidão por mais de 15 dias, e consumo diário de bebida alcoólica.
Em caso positivo de pelo menos duas dessas perguntas, os participantes poderiam passar por uma avaliação bucal gratuita. Além disso, foram distribuídos kits de higiene bucal aos que completavam a avaliação, graças aos apoiadores do evento. O evento também contou com a apresentação do Coral Amigos da Voz, acompanhado do coral de colaboradores do Icesp.
O evento teve o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), Atos Medical, e contou com a presença da equipe da Coordenação da Política Estadual de Controle do Tabaco da SES-SP e do Comitê Local da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA Brazil).
Item content. Click the edit button to change this text.
01 February 2015
Item content. Click the edit button to change this text.
01 February 2015
Item content. Click the edit button to change this text.
01 February 2015
Item content. Click the edit button to change this text.
01 February 2015
Item content. Click the edit button to change this text.
01 February 2015
Item content. Click the edit button to change this text.
01 February 2015
Item content. Click the edit button to change this text.
01 February 2015
Item content. Click the edit button to change this text.
01 February 2015
Item content. Click the edit button to change this text.
01 February 2015
Todos os direitos reservados © Copyright 2022 | ICESP
Todos os Direitos Reservados © Copyright 2022 | ICESP
É o tratamento que utiliza iodo radioativo (Iodo-131) para o controle dos carcinomas diferenciados da glândula tireoide.
O objetivo é combater às células cancerígenas que ainda restaram na tireoide após a cirurgia (tireoidectomia) ou metástases, sendo destruídas através da radiação emitida pelo iodo.
Os pacientes recebem orientação para realização de uma dieta pobre em iodo, no período que antecede a internação, através do nutricionista ambulatorial. Evitam o consumo de sal iodado, sal marinho e alimentos salgados, pois são fontes de iodo.
• Enxágue a boca com água pura antes das refeições ou faça bochechos com chá de camomila antes das refeições.
• Experimente balas azedas e/ou ácidas ou gotas de limão (30 gotas em 1 copo de 200ml) ou gelatina de limão (caso não apresente feridas na boca).
• Use temperos naturais em maior quantidade, como: manjericão, orégano, salsinha, hortelã, alecrim, coentro, por exemplo.
• Substitua os talheres de metal pelos de plástico, caso sinta sabor residual metálico.
• Mantenha boa higiene bucal.
• Consumir alimentos muito quentes ou muito gelados.
• Preparar sua refeição na consistência que for mais bem tolerada, que ofereça menor dificuldade para mastigar ou engolir, podendo variar entre branda, pastosa ou líquida (conforme avaliação da fonoaudióloga).
• Tomar pequenos goles de água ou suco durante as refeições podem ajudar a engolir.
• Faça as refeições em pequenas quantidades, várias vezes ao dia.
• Consuma alimentos macios e pastosos.
• Prefira alimentos gelados ou à temperatura ambiente.
• Se necessário, utilize alimentos líquidos ou liquidificados.
• Alimentos ácidos, picantes ou muito salgados.
• Alimentos muito quentes.
• Prepare as refeições com caldos ou molhos.
• Se não houver feridas na boca, chupe balas azedas e/ou ácidas, picolés ou gelo e mastigue chicletes (de preferência sabor menta), que podem ajudar a produzir mais saliva.
• Consumir líquidos em abundância: chás, sucos diluídos e, principalmente, água.
• Comer alimentos secos.
• Consuma líquidos em abundância (chás, sucos diluídos e principalmente água).
• Prefira frutas laxativas: ameixa, laranja, mamão, abacate, ameixa seca, manga, banana nanica.
• Consuma as frutas com casca e bagaço, quando possível.
• Consuma preferencialmente hortaliças cruas (legumes e verduras).
• Consuma farelo de cereais (arroz, aveia ou trigo).
• Consuma produtos integrais (arroz, pães e torradas).
• Consuma leguminosas regularmente (ervilha, feijão, grão de bico, lentilha, soja, por exemplo).
• Consuma leite e derivados: iogurte, leite fermentado, mingau de aveia.
• Alimentos constipantes, como ricota fresca, queijo branco, sagu, tapioca, maisena, banana prata, banana maçã, pera, goiaba e maçã sem casca e sem sementes, caju.
• Consuma líquidos em abundância: chás, sucos coados e principalmente água.
• Procure ingerir alimentos como batatas, chuchu, cenoura cozida, aipim, inhame, cará, creme de arroz, arroz, macarrão com molho caseiro coado, farinhas, torradas, biscoito água e sal ou de maisena, carnes grelhadas (frango, peixe ou boi).
• Prefira sucos de frutas coados: limonada, caju, maçã e laranja sem açúcar.
• Prefira leite de soja.
• Consuma as frutas: banana-maçã, maçã e pera sem casca, goiaba sem casca e semente, caju.
• Consuma apenas o caldo de leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico).
• Leite e derivados.
• Alimentos gordurosos (manteiga, toucinho, banha, creme de leite, por exemplo).
• Frutas cruas em geral.
• Frutas e sementes oleaginosas (abacate, coco, nozes, amêndoas, amendoim, castanhas).
• Condimentos picantes (páprica, pimenta, mostarda, ketchup, por exemplo).
• Conservas em geral (picles, azeitona, palmito, aspargos, milho e ervilha).
• Embutidos (salsicha, linguiça, presunto, salame, mortadela, por exemplo).
• Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico).
• Hortaliças cruas: legumes e verduras folhosas.
• Alimentos que causam flatulência (gases), como couve-flor, brócolis, repolho e ovo.
• Prefira alimentos gelados ou em temperatura ambiente.
• Faça pequenas refeições em menor intervalo de tempo.
• Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
• Beba sucos ou chupe gelo ou picolé de frutas cítricas, como limão (se não estiver com feridas na boca) nos intervalos das refeições.
• Realize suas refeições em lugares bem arejados.
•Frituras e alimentos gordurosos.
•Doces concentrados, como compotas, goiabada, marmelada.
•Condimentos fortes (pimenta, ketchup, mostarda, molho inglês, por exemplo).
•Deitar-se após as refeições.
•Ficar próximo à cozinha durante o preparo das refeições.
Banco Santander 033
Agência 0201
Conta Corrente 13-005061-5
Fundação Faculdade de Medicina/ICESP
CNPJ 56.577.059/0006-06