2013
Árvore dos Desejos
Além de iluminar o prédio do Icesp em cor-de-rosa, o Instituto disponibilizou no hall de entrada a “Árvore dos Desejos”. Pacientes em tratamento foram convidados a escrever suas histórias de vida e superação, para servir de incentivo a outras pessoas. Outro componente da “Árvore” foi o tsuru, pássaro feito em origami de papel. Segundo uma lenda japonesa, se alguém dobrar mil tsurus, terá seu desejo concedido. Mais de 2 mil origamis foram produzidos por uma voluntária do Icesp, diagnosticada com câncer de mama, durante seu tratamento.
2015
Consultoria de Moda e Jantar Beneficente
Em 2015, o Instituto promoveu um bate-papo sobre imagem e autoestima com a consultora de imagem Daniela Ferraz, direcionado a pacientes. Além disso, o prédio do Icesp foi iluminado de rosa em apoio à campanha.
Nesse mesmo ano, o Icesp e a rede de restaurantes Abbracio Cucina Italiana, do grupo Outback, realizaram um jantar exclusivo com influenciadores e especialistas em saúde feminina. Na ocasião, as convidadas participaram de um bate-papo descontraído com uma oncologista e uma psicóloga, abordando temas como mitos e verdades sobre câncer, dicas de alimentação saudável, autoestima e sexualidade.
Além desse encontro, a rede de restaurantes promoveu um jantar beneficente, cuja verba arrecadada foi integralmente destinada ao Instituto.
2016
Dia de Spa e Semeando o Rosa
Em 2016, durante todas as segundas-feiras de outubro, pacientes em tratamento tiveram direito a um dia de spa exclusivo, com uma série de serviços de beleza gratuitos. A ação contou com profissionais para maquiagem, visagismo (técnica que harmoniza a expressão facial com aplicação de henna nas sobrancelhas) e ateliê de unhas para todas as mulheres acompanhadas no ambulatório de mama.
O Icesp ainda convidou os usuários da CPTM a presentearem uma paciente em tratamento de câncer de mama no hospital com um lenço e uma cartinha especial. Na ação “Semeando o Rosa”, realizada em parceria com a Companhia na Estação Barra Funda e com o apoio do Instituto Oncoguia (responsável pela doação dos lenços), as pessoas puderam montar uma sacola de presente e semear mensagens positivas para uma das pacientes da Instituição. As sacolinhas em tom de rosa coloriram uma espécie de “árvore dos desejos”, alocada na estação.
2017
É Pra Frente que se Rema
Em alusão ao Programa Remama, que oferece prática de remo e exercícios orientados para mulheres com câncer de mama do Icesp, a campanha de 2017 promoveu uma série de atividades com a campanha “É Pra Frente que se Rema”.
Além da iluminação do prédio, o projeto recebeu a doação de um barco dragão para uso nos treinamentos e competições de remo. A embarcação, originária da China, permitiu aumentar o número de vagas.
A campanha também contou com uma iniciativa digital, que incentivou o público a postar fotos com a hashtag #ÉPraFrenteQueSeRema, compartilhando mensagens de como “remar” e levar a vida para frente.
Outros destaques da campanha incluíram:
- Apresentações da banda “Os Pitais”, composta por músicos conhecidos.
- Uma live no Facebook com especialista do Icesp sobre o câncer de mama, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
- O lançamento do projeto Solidariedade em Fios, do Fundo Social de Solidariedade, que consiste na confecção e doação de perucas para pacientes com câncer de mama, além de capacitar voluntárias para confecção de perucas por meio de cursos.
2019
Ações de Orientação e Conscientização
Neste ano, o Icesp promoveu uma ação de orientação com a equipe multidisciplinar na Estação Sé do Metrô. Além disso, realizou o Encontro da Autoestima, uma atividade aberta para pacientes ambulatoriais com apresentações da equipe de Psicologia e de uma consultora de estilo.
Após as palestras, as pacientes foram maquiadas e participaram de uma sessão de fotos. Outro destaque foi o evento “Revele o Rosa”, que promoveu um bate-papo sobre a conscientização da doença, com a participação das apresentadoras Sabrina Parlatore e Ana Furtado. O evento também inaugurou uma exposição com quadros baseados nas histórias de 14 pacientes com câncer de mama. A mostra ficou disponível durante duas semanas no hall de entrada do Instituto e posteriormente foi transferida para o Shopping Center Norte.
2020
Aulas ao Vivo
Em 2020, o Icesp promoveu quatro encontros digitais para abordar a temática do Outubro Rosa:
- Uma live com especialistas sanou as dúvidas dos internautas sobre o câncer de mama.
- O Webinar “Câncer de Mama: da Prevenção à Reabilitação” foi transmitido pelo Zoom e contou com a participação de uma equipe multiprofissional para discutir a doença.
- O evento online “Entendendo o Câncer” consistiu em uma palestra com uma médica oncologista do Instituto.
- Por fim, o Webinar “A Jornada do Paciente no Enfrentamento do Câncer de Mama”, abordou a experiência da paciente acometida pela doença.
2021
Exposição Lioness e filtro para fotos
A estação Sé do Metrô, que interliga as linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a exposição “Lioness – Mulheres que inspiram”, mostra fotográfica sobre a beleza e força feminina e resgatar a autoestima das pacientes com câncer.A exposição foi organizada pelo ‘Projeto Lioness’ e contou com o apoio do Icesp.
O Instituto também lançou um filtro de fotos no Instagram para que as pessoas pudessem postar conteúdos em alusão à campanha.
2022
Blitz da saúde com colaboradoras
O Icesp realizou, em parceria com o Instituto de Radiologia (Inrad), a Blitz da Saúde – Outubro Rosa. O objetivo foi conscientizar os colaboradores e prestadores de serviço das instituições sobre o câncer de mama, seu tratamento e, principalmente, sobre a sua prevenção.
A palestra ocorreu em formato de bate-papo com uma médica mastologista, que abordou as principais causas e sintomas do câncer de mama, as queixas, os riscos, sinais de alerta, principais exames e respondeu às dúvidas dos colaboradores presentes. Após a aula, os profissionais que identificaram sintomas ou sinais de alerta puderam se inscrever para uma avaliação com a equipe de especialistas da Mastologia na instituição.
2023
Simpósio e Festival e Renascer Rosa
Nos dias 6 e 7 de outubro, o Instituto promoveu o Simpósio Internacional de Exercício e Câncer e o 3º Festival Paulista de Remadoras Rosas. Os eventos foram realizados em alusão à campanha Outubro Rosa e em comemoração aos 10 anos do Projeto Remama, programa que utiliza o remo como ferramenta para auxiliar na recuperação de pacientes com câncer de mama.
O Instituto lançou uma série de vídeos com histórias de pacientes com câncer de mama, intitulada “Renascer Rosa: histórias de amor, esperança e coragem”.
2024
Parcerias pelo Outubro Rosa
Neste ano, o Icesp contou com o apoio do Grupo Rubaiyat. Durante todo o mês de outubro, o faturamento líquido das vendas da Limonada Ginger Blossom, criada exclusivamente para a campanha, foi revertido ao Instituto.
Além disso, o Icesp apoiou as ações do Outubro Rosa promovidas pela Fiesp. Profissionais de saúde, incluindo enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas, orientaram a população por meio de folders e da Mamaniga, um modelo didático que simula a glândula mamária feminina com possíveis alterações nos seios e nas axilas.
O Icesp também participou de uma mesa-redonda intitulada “Outubro Rosa: corpo, mente e o papel das organizações na saúde da mulher”, com uma equipe de mastologia. A palestra abordou questões do bem-estar físico e emocional para a produtividade da mulher no ambiente de trabalho.
2025
Parceria inédita com as lojas Marisa
O Icesp, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e as lojas Marisa, lançou uma colaboração estratégica para a campanha Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. Como símbolo dessa união, foi criado um lenço exclusivo, representando cuidado, acolhimento e apoio às mulheres em tratamento.
Todo o valor arrecadado com as vendas da peça foi destinado aos projetos de assistência, ensino e pesquisa do Instituto.
Ação no Shopping Center 3
No dia 3 de outubro, o Icesp realizou uma ação educativa no Shopping Center 3, na Avenida Paulista, das 11h às 15h, em alusão à campanha. A equipe multiprofissional do Instituto esteve presente com materiais informativos e com a Mamamiga — modelo didático que simula alterações na mama e nas axilas — para orientar o público sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
A programação também contou com a dinâmica “Semeando o Rosa”, em que os participantes montaram sacolas de presente e escreveram mensagens de acolhimento e esperança. As sacolinhas foram penduradas na “árvore dos desejos” e posteriormente entregues às pacientes do Instituto.
Parceria com o restaurante Rubaiyat
Para celebrar a força e a beleza das mulheres, o restaurante Rubaiyat se uniu ao Icesp durante todo o mês de outubro. O lucro das vendas do drink não alcoólico Limonada Ginger Blossom foi integralmente revertido ao Instituto.
Simpósio “Impacto do Estilo de Vida no Câncer de Mama”
No dia 13 de outubro, o Icesp promoveu o simpósio “Impacto do Estilo de Vida no Câncer de Mama”, evento híbrido voltado para profissionais da saúde.
A programação contou com duas mesas-redondas ministradas e moderadas por especialistas renomados, abordando temas como: obesidade e câncer de mama; papel da alimentação no desenvolvimento da doença; atividade física como fator de proteção; realidades e desafios enfrentados pela população LGBTQIAPN+, entre outros. Clique aqui para assistir ao evento.
Videocast Outubro Rosa
O Icesp lançou em seu canal no YouTube um videocast especial da campanha Outubro Rosa, trazendo debates sobre prevenção, cuidados e tratamento do câncer de mama. Assista aqui.
Ação com a Fiesp
O Icesp apoiou a realização de um evento de conscientização sobre o câncer de mama, em alusão à campanha Outubro Rosa, realizado pela Fiesp, na Avenida Paulista, no dia 22 de outubro.
A iniciativa foi promovida na calçada da Fiesp, das 10h às 15h, e incluiu atividades de beleza e autoestima, além de conversas com especialistas e apresentação de técnicas de amarração de lenços.
Encontro para pacientes: “Cuidar de si: corpo, emoções e sexualidade”
Em 17 de outubro, com apoio do Instituto Oncoguia, o Icesp promoveu um encontro voltado a pacientes com câncer de mama, discutindo temas relacionados a autocuidado, emoções, sexualidade e autoimagem.
O evento contou com painéis temáticos e uma apresentação cultural, proporcionando momentos de acolhimento, troca e reflexão.