Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP) (1972) e doutorado em Ciências (Bioquímica) pelo Instituto de Química da USP (1978). Foi pesquisadora da filial de São Paulo do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer de 1983 a 2011, tendo sido sua diretora no período de 2006 a 2010.
Tem experiência nas áreas de Microbiologia, com ênfase em Virologia, Oncologia Básica e Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: papilomavírus humano (HPV), câncer do colo do útero, câncer anogenital, câncer de cabeça e pescoço, estudos epidemiológicos de HPV em mulheres e homens, imunologia das infecções por HPV e vacinas profiláticas contra HPV.
Coordenou o INCT-HPV (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia das Doenças do Papilomavírus – Instituto do HPV), programa conduzido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com a FAPESP e o CNPq, com a missão de contribuir para o conhecimento das infecções e doenças causadas pelo HPV em diferentes níveis (2010–2017).
Desde maio de 2011, é docente do Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da USP, tendo obtido o título de Professora Livre-Docente em 2013. É chefe do Laboratório de Inovação em Câncer do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Icesp.
É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico. Em 2010, recebeu o Prêmio Scopus Brasil, concedido pela Elsevier, por sua contribuição científica. Em 2018, recebeu menção honrosa no Prêmio Peter Muranyi e o Prêmio de Biologia da The World Academy of Sciences (TWAS), em Trieste, Itália, tendo sido conduzida a Fellow em 2019. Em novembro de 2020, foi classificada na 25ª posição entre os pesquisadores da USP mais influentes da ciência mundial (com base na base de dados Scopus e na revista PLoS Biology). Em 2025, recebeu o Prêmio Bernardo Garicochea de Pesquisa Oncológica Translacional da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).