Atualmente é Professor Associado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), onde coordena o Lab AMFiBio (Laboratório de Matemática Aplicada e Física Biológica). Entre setembro de 2018 e abril de 2019, atuou como Tinker Visiting Professor na Universidade de Chicago. Realizou pós-doutorado (CNPq, 2009) no Reinitz Fly Lab, sediado nos Departamentos de Matemática Aplicada e Estatística e no Centro de Medicina Molecular da Stony Brook University, NY, EUA.
Possui doutorado (CNPq, 2008) e mestrado (CAPES, 2004) em Física Teórica, ambos pelo Grupo de Métodos Matemáticos em Ciências Moleculares do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo. É graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2001).
Possui experiência em Física Matemática, Teoria dos Grupos, Métodos Estocásticos, Teoria do Controle, Simulação Computacional e Visão Computacional aplicados à Biologia Molecular, com ênfase na regulação da expressão gênica durante a segmentação de embriões de Drosophila melanogaster e na Biologia do Câncer.
Tem desenvolvido aplicações de métodos de Aprendizagem Estatística (ou Aprendizado de Máquina) para a análise de dados de pesquisa em Saúde, Biomedicina e Biologia Molecular. Atua também em Computação de Alto Desempenho, investigando aplicações de Grupos de Lie e Teoria dos Grafos no desenho de topologias e arquiteturas de supercomputadores, bem como no desenvolvimento de algoritmos paralelos de otimização.
Recentemente, passou a dedicar-se à pesquisa em tecnologias quânticas, desenvolvendo uma interface de acesso ao computador quântico brasileiro baseado em ressonância magnética nuclear, desenvolvido no LEAR/IFSC/USP. Possui ainda experiência em atividades de extensão e prestação de serviços à comunidade, com atuação em divulgação científica na área de energia nuclear.