As pacientes que fizeram tratamento contra o câncer de mama no Icesp remaram pela primeira vez dentro de um Barco Dragão, oficial para competições. O batismo do barco deu início às ações do Outubro Rosa, no movimento #ÉPraFrenteQueSeRema, dentro da Raia Olímpica da USP, no dia 3 de outubro.

O evento contou com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e demais autoridades: David Uip (Secretário Estadual da Saúde), Linamara Rizzo Battistella (Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Paulo Gustavo Maiurino (Secretário Estadual do Esporte, Lazer e Juventude), Célia Leão (Deputada Estadual), entre outros.

Também estiveram presentes o diretor geral do Icesp, Prof. Paulo Hoff, a diretora executiva do Instituto, Joyce Chacon, e os coordenadores do Programa, Dra. Christina Brito, Carlos Bezerra, Marcos Ito, Cristhian Klausener e José Carlos Simon Farah.

Com a palavra, o governador destacou o exemplo do Programa Remama como um aliado extraordinário na recuperação e combate ao câncer de mama. “O remo melhora a musculatura da perna, do abdômen, peitoral, braço, promovendo saúde e a melhora do aspecto imunológico”, comentou Alckmin. “O câncer é uma doença curável, desde que diagnosticada e tratada adequadamente”, concluiu.

Em seu pronunciamento, Hoff ressaltou a importância de uma mudança de visão com relação à atividade física praticada por pacientes oncológicos e aproveitou o Outubro Rosa para estimular a todas as mulheres que se lembrem de fazer exames preventivos e de adotar hábitos saudáveis. 

Depois do cerimonial com as autoridades, o evento deu sequência à programação prevista, com a cerimônia de batismo do barco dragão e apresentação cultural da dança dos leões. 

Em seguida, em um dos momentos mais aguardados do evento, as pacientes deram as primeiras remadas dentro do mais novo “mascote” do grupo. Emocionadas, elas cantaram e bradaram pela superação da doença, homenageando também as colegas que acabaram perdendo ao longo dessa trajetória, jogando rosas nas águas da Raia. Todo esse ritual foi coroado por uma revoada de balões cor-de-rosa. 

No rumo da prevenção

O Instituto lançou no evento a #ÉPraFrenteQueSeRema para levantar a bandeira da atividade física na prevenção do câncer de mama, no movimento Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a doença.

A ideia é incentivar a população a usar a hashtag da campanha quando publicarem fotos de como fazem para “remar” e levar a vida para frente, seja na prática de atividades físicas, na escolha de um prato saudável ou em momentos que trazem, de alguma forma, satisfação e saúde.

Além da correnteza online, uma árvore também foi colocada na Raia Olímpica da USP, para que as remadoras deixassem suas mensagens de superação penduradas em papel de carta, no formato de barquinhos, direcionadas às pacientes do Icesp. No decorrer do mês, a árvore itinerante será levada para vários setores do hospital, com intuito de que todas as pacientes possam colher suas mensagens e deixar outras no lugar, numa correnteza de incentivos contra a doença.

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000