Um robô, inédito em hospitais públicos paulistas, é um grande aliado na realização de cirurgias minimamente invasivas no Icesp. 

Sentado à frente de um console, os cirurgiões do Instituto acionam os comandos do robô e passam a ter uma visão tridimensional, com profundidade, permitindo maior precisão das intervenções em relação às cirurgias convencionais e àquelas guiadas por videolaparoscopia.

As cirurgias com o robô, importado dos EUA, acontecer em cinco diferentes especialidades oncológicas: urologia, ginecologia, cabeça e pescoço, aparelho digestivo e cirurgias do tórax.

Além de permitir cirurgias mais precisas e menos invasivas, a técnica pode proporcionar um tempo de recuperação mais rápido e menos dolorido aos pacientes, assim como menor tempo de internação no hospital.

A novidade faz parte de um protocolo de pesquisa e já beneficia pacientes da Instituição.  A ideia é que, futuramente, os benefícios (custo-efetividade e a segurança) da cirurgia robótica no tratamento do câncer seja uma realidade permanente para o SUS paulista.

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000