Estudo realizado pelo Icesp mostra evidências de que a atividade física pode trazer inúmeros benefícios a pacientes que passaram pelo tratamento do câncer. 

Conduzido pela pesquisadora Fabiana Reis, com a colaboração de copesquisadores e orientação da coordenadora médica do Serviço de Reabilitação do Icesp, Dra. Christina Brito, o estudo considerou 600 pacientes submetidos ao programa de condicionamento físico, praticado duas vezes por semana ao longo de três meses. O seguimento pós-alta, com análise final completa, após um ano, contemplou 287 pacientes.

Após 12 semanas de exercícios supervisionados, observou-se a redução de 50% da fadiga relacionada ao câncer, ganho de 29,7 % de qualidade de vida e, também, ganho de 22,4% de capacidade física. 

No grupo que foi estudado, estão pacientes que passaram pelo tratamento do câncer hematológico, de mama, próstata e cólon, entre outros. Constatou-se, ainda, benefícios na capacidade cardiopulmonar desses pessoas, na força muscular, flexibilidade, composição corpórea, além de melhora da imagem corporal. Outro ponto importante considerado foi a melhora da depressão e da ansiedade. 

“Os participantes foram inclusos em um programa de exercícios estruturados e supervisionados. Todos eles foram submetidos a exercícios aeróbios, resistidos e de flexibilidade”, explica a profissional de educação física do Icesp, Fabiana Reis.

“Os resultados confirmam que um programa de exercício físico é uma importante ferramenta para a reabilitação de pacientes oncológicos, contribuindo para a melhora da capacidade física e da qualidade de vida, e contribui para a melhor tolerância ao tratamento oncológico, bem como para o aumento dos níveis de atividade física a longo prazo”, afirma Dra. Christina Brito.

O estudo foi um dos destaques, premiado em primeiro lugar, no último Congresso Brasileiro de Medicina Física e Reabilitação. O trabalho está agora em fase final de preparo para publicação.

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000