O ICESP recebeu, entre os dias 14 e 16 de setembro, a sétima edição do Encontro Nacional de Endoscopia Oncológica (ENEO). O evento é desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Com coordenação geral do médico chefe do Serviço de Endoscopia do ICESP, Fauze Maluf Filho, e o diretor do Serviço de Endoscopia Gastrointestinal do Hospital das Clínicas de São Paulo, Paulo Sakai, o curso contou com a abertura do Professor Titular da Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia da FMUSP e Membro Titular do Conselho Diretor ICESP, Ivan Cecconello e do coordenador cirúrgico do ICESP, Prof. Ulysses Ribeiro Jr, além da presença de grandes nomes internacionais, Amrita Sethi (EUA), Marc Giovanni (França) e Uzma Siddiqui (EUA).

Na plateia, a cada dia, cerca de 100 profissionais da área da saúde puderam assistir a palestras expositivas, aulas e demonstrações de procedimentos transmitidos ao vivo do centro cirúrgico. 

De acordo com Fauze, quanto mais os especialistas tratarem as doenças, mais diagnósticos precoces realizados. “Para os médicos que realizam a endoscopia, é muito importante esse diagnóstico precoce e suas particularidades, e esse é o grande ganho do ENEO, já que é o único evento com esse panorama, que trata o tema com a profundidade necessária”, comenta o coordenador.

Quem não pôde conferir de perto, teve ainda a opção de acompanhar tudo em tempo real, pela transmissão via internet, que atingiu a América Latina e Central.  

Simpósio de Enfermagem

Esse ano, o evento trouxe uma novidade: uma programação completa voltada para os profissionais de enfermagem, que foram convidados para o I Simpósio de Enfermagem de Endoscopia Oncológica.

No encontro, quatro mesas-redondas trouxeram à tona debates sobre Terapêuticas Endoscópicas na Oncologia, Atuação da Enfermagem no Serviço de Endoscopia, Atualização no Reprocessamento dos Endoscópios e Assistência de Enfermagem Humanizada ao Paciente Oncológico.

Estiveram à frente da organização as enfermeiras Aldenir Fresca, da SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia - SJRP/SP); Claudia Moraes, do HU (Hospital Universitário – SP), Elizeteh Oliveira Guterres e Adriana Marques da Silva, ambas do ICESP.

“O evento tem um viés muito importante, pois é uma oportunidade de integração dos profissionais para troca de experiências, já que os serviços de endoscopia estão adquirindo uma crescente complexidade frente aos avanços tecnológicos, que trazem consigo possibilidades de diagnósticos mais precisos e tratamentos inovadores minimamente invasivos, especialmente na área da oncologia”, comenta Adriana. 

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000