Ações ocorrem entre os dias 16 e 19 deste mês; Pacientes, acompanhantes e profissionais devem receber orientações

A queda é definida como evento inesperado, repentino, que tem como resultado a mudança da posição do indivíduo para um nível mais baixo em relação à posição inicial, seja em pé, sentado ou deitado. 

Neste mês, para alertar sobre o tema, entre os dias 16 e 19 de maio, a Instituição promove a 1ª Semana de Prevenção de Quedas. Durante o período, serão realizadas ações com os colaboradores, pacientes e acompanhantes, a fim de esclarecer dúvidas e ressaltar a importância de se prevenir esse tipo de evento. 

O risco de quedas pode estar relacionado ao paciente, à situação e/ou ao local. Os riscos associados aos pacientes podem incluir o histórico de quedas de pacientes, uso de medicamentos, distúrbios de marcha ou equilíbrio, deficiências visuais, circunstâncias pós-operatórias, dentre outros. 

Pensando nisso, a fim de garantir a segurança no ambiente hospitalar, o ICESP avalia de forma sistemática o risco de queda dos pacientes internados e ambulatoriais, identificando-os diretamente com uma pulseira laranja ou com sinalizações no leito e poltrona, e alerta no prontuário.  

Além disso, o hospital define e adota medidas para prevenção das mesmas e monitora sua incidência, além de promover melhorias constantes neste processo.

Para saber mais, os pacientes e acompanhantes do Instituto podem solicitar pessoalmente para as equipes de Enfermagem um exemplar do Manual de Prevenção de Quedas.

 

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000