Na semana de 20 a 24 de março, a aluna Juliana Sternlicht do programa de pré-iniciação científica Cientista Aprendiz do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri apresentou seu projeto na 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A feira, que é um programa da agência de inovação da USP ocorre anualmente e teve a participação de projetos realizados por estudantes de todo o Brasil. 

Intitulado “Melanoma estressado: tratamento do melanoma humano através da indução de estresse oxidativo”, o trabalho é desenvolvido em parceria com o Icesp, sendo orientado pelo coordenador do Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO) do Instituto, Prof. Roger Chammas, e supervisionado pela Dra. Renata Saito. O projeto tem como objetivo utilizar compostos que aumentam o estresse oxidativo celular para tratar o melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele.

Com o trabalho, a jovem, de apenas 15 anos, recebeu o prêmio “Jovem Cientista – Destaque 2017”, oferecido pela Technion Brazilian Society, que inclui uma credencial para participar do SciTech – International Summer Program, que será realizado em Israel, entre os dias 24 de julho e 17 de agosto de 2017. Lá, Juliana terá a oportunidade de desenvolver um projeto nos laboratórios do Instituto Technion. 

 

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000