Os formandos de oncologia, radioterapia e física médica do Instituto foram homenageados, no dia 20 de fevereiro, em uma cerimônia de colação para celebrar o término do período de residência. Apesar de não ser a primeira turma a se formar, o evento – com a presença de familiares e amigos – foi inédito dentro do Instituto e marcou o alcance de uma centena de profissionais formados.

Além de carregar o ineditismo, a ocasião foi recheada de surpresas e emoção. Na presença do superintendente do HCFMUSP, Antônio José Rodrigues Pereira, do vice-diretor da FFM, Prof. Yassuhiko Okay, do presidente do Conselho Diretor do Icesp, Prof. Roger Chammas, do diretor geral do Icesp e coordenador do Programa de Residência Médica em Cancerologia Clínica, Prof. Paulo Hoff, e da Diretora Executiva do Instituto, Joyce Chacon, com a palavra de abertura, o Dr. Daniel Saragiotto, vice-coordenador do Programa de Residência Médica em Cancerologia Clínica, contou um pouco sobre a história da residência médica, que teve sua regulamentação em 1977 e sua inauguração no Hospital das Clínicas em 1998, e chamou ao palco um dos primeiros residentes do programa, o Prof. Gilberto Castro, Médico Assistente do Serviço de Oncologia Clínica do hospital, que ressaltou a felicidade em participar da celebração. 

“Mais do que qualquer ensinamento técnico, já avalizado pelos mestres e condecorado com o diploma, acho importante transmitirmos para as novas turmas a paixão pelo que se faz, e isso não está nos livros”, comentou Castro.

Também convidada ao palco, a Profa. Rosângela Correa Villar, coordenadora do programa de residência médica em Radioterapia, parabenizou os formandos e enfatizou as palavras de Gilberto. “O entusiasmo é a maior força que temos na alma e, quando conseguimos ter esse entusiasmo, conseguimos também ter forças para alcançar tudo que mais almejamos”.

Logo em seguida, antes da entrega dos canudos – realizada pelas doutoras Maria Del Pilar Estevez Diz (coordenadora da Oncologia Clínica) e Rosângela Correa Villar, e pela responsável técnica da Física Médica, Laura Natal Rodrigues – Hoff entrou em cena e falou sobre os ritos de passagem com os residentes, iniciados em 2009 com uma pequena festa, e organizados neste ano como uma formatura oficial, destacando a importância deste momento e o vínculo eterno da turma recém-formada com a Instituição. 

 

Destaques da noite

Representante dos formandos de oncologia: Dr. Felipe Moraes

Assistente do Ano de 2016: Dra. Veridiana Pires de Camargo 

Residente do Ano de 2016: Dra. Renata Rodrigues da Cunha Colombo Bonadio 

Homenageado especial: Dr. Daniel Fernandes Saragiotto

 

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000