ICESP

A disponibilidade de informação apoiada em dados válidos e confiáveis é condição essencial para a análise objetiva da situação local, assim como para a tomada de decisões baseadas em evidências e para a programação de ações melhoria. A utilização de medidas de desempenho no processo de gestão é uma atividade iniciada com o registro sistemático de dados, análise crítica e tomada de decisão pautada nos achados. 

Assim, para apoiar as áreas do Icesp no desenvolvimento, implantação e reavaliação de indicadores, o Setor de Qualidade e Segurança do Paciente, em parceria com a Gestão de Desenvolvimento de Pessoas, promove, ao longo do mês de fevereiro, o Workshop de Indicadores de Saúde direcionado a gerentes, coordenadores, supervisores, assistentes administrativos, diretoria e todos aqueles que possuem interesse no tema.  

A utilização de indicadores visa à medição de desempenho de funções, sistemas ou processos, assim como o valor estatístico que indica a condição ou direção/tendência deste desempenho ou o alcance de uma meta ao longo do tempo. 

“Um indicador bem definido e elaborado permite identificar problemas e oportunidades de melhorias, entender melhor o processo de trabalho, identificar quando e onde a ação é necessária, tornar o trabalho visível, favorecer o envolvimento das pessoas e facilitar a distribuição de responsabilidades”, ressalta Ana Luiza Demarchi Geloneze, gerente de Qualidade e Segurança do Paciente.

O Workshop foi estruturado de forma a ser conduzido com interatividade, possibilitando ao público uma participação ativa, compartilhando suas dúvidas e experiências diárias. De acordo com Ana Luiza, a interação dos participantes e a exposição de suas práticas no processo de gestão, promovem um ambiente de maior aprendizado e sedimentação do conhecimento. 

 

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000