O Serviço de Farmácia atua de forma integrada com as equipes médica, enfermagem e multiprofissional, a fim de prestar assistência farmacêutica, promovendo a segurança e a qualidade na utilização dos medicamentos pelos pacientes.

Sua atuação compreende os serviços de:

 

- Farmácia Clínica 

Revisa prescrições médicas de pacientes internados, assistindo as equipes médica e multiprofissional no melhor tratamento aos pacientes, com qualidade e de forma segura. Sua atuação compreende também o acompanhamento farmacoterapêutico à beira-leito, com checagem de exames laboratoriais, interações de medicamentos com outros medicamentos, interações com medicamentos e alimentos, a melhor dosagem e horários para o tratamento, formas de administração, entre outras análises. 

 

-Farmacotécnica Quimioterapia 

Realiza o acompanhamento e o seguimento famarcoterapêutico das prescrições oncológicas e hematológicas, onde são avaliadas 100% de todas as prescrições, através de ferramentas específicas, por equipe especializada, e a manipulação das bolsas para o tratamento adequado ao paciente oncológico.

 

- Farmacotécnica de Sólidos 

Tem a finalidade de fracionar 100% dos medicamentos em cápsulas e comprimidos, auxiliando na melhor dispensação dos medicamentos tanto na internação quanto no tratamento ambulatorial dos pacientes.

 

- Farmácia Técnico Cientifica 

Especializada em Farmacovigilância, tem atuação na análise dos prontuários médicos, investigação de notificações de desvios de qualidade e reações adversas medicamentosas, monitorando as medicações que são padronizadas na instituição e auxiliando o serviço de Qualificação de Fornecedores na manutenção da qualidade dos mesmos. Sua atuação também envolve a promoção das informações de medicamentos às equipes médicas e à multiprofissional.

 

- Farmácia Ambulatorial

Fornece a medicação e nutrição, padronizados na instituição, para o tratamento dos pacientes. Alguns tratamentos são possíveis de serem entregues em casa, devido sua baixa complexidade, outros são fornecidos diretamente na Unidade de Apoio (Rua da Consolação). Sua atuação envolve a orientação dos pacientes e acompanhantes na adesão do tratamento oncológico, formas de administração e melhores horários e possíveis riscos. Realiza um trabalho de conscientização e recebimento de medicamentos e nutrições não mais utilizados pelos pacientes, e descarte dos medicamentos vencidos ou avariados na própria unidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000