O Centro de Educação e Treinamento em Oncologia é o responsável por viabilizar o desenvolvimento do colaborador, atuando em parceria com as lideranças da Diretoria Geral de Assistência, dentro de um planejamento de treinamento específico por área e categoria profissional.

Para atender às necessidades são utilizadas estratégias como treinamento teórico, treinamento prático, treinamento in loco e simulação realística.

As simulações de atendimento utilizam cenários clínicos num ambiente controlado e seguro, onde os profissionais têm as mesmas dificuldades encontradas em um caso real. 

Os bonecos usados, de alta tecnologia, imitam os mesmos sintomas e sinais vitais de um ser humano. Com isso, torna-se possível realizar simulações de procedimentos de alta complexidade como intubação, manipulação de cateteres, ressuscitação cardiopulmonar, administração de medicação intravenosa e outros procedimentos.

As salas de treinamento são idênticas aos leitos do próprio hospital, os consultórios médicos e até os banheiros. Dentro dos cenários de atendimento, o profissional vivencia o stress da tomada de decisão que enfrentará no dia a dia. As cenas geradas são revistas e debatidas em grupo, possibilitando o aprendizado a partir das discussões.

 

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000