O Centro de Atendimento de Intercorrências Oncológicas (CAIO) atende pacientes matriculados na Instituição que necessitam de atendimento de urgência ou emergência. A unidade foi planejada para realizar este tipo de atendimento, priorizando intercorrências relacionadas ao câncer e seu tratamento.

Todos os pacientes são avaliados na triagem. São verificados: pressão arterial, temperatura, frequência cardíaca, níveis de oxigênio no sangue e dor. Também é realizada uma classificação de risco (processo de identificação dos pacientes que necessitam de atendimento imediato), conforme o quadro clínico do paciente.

Nessa classificação, a cor vermelha identifica pacientes com risco de morte, que necessitam de atendimento imediato. A cor amarela preconiza atendimento em até 30 minutos. Já a cor verde representa que o paciente não corre nenhum risco, podendo ampliar o tempo para o primeiro atendimento. 

Após consulta médica, é verificada a necessidade de solicitação de exames laboratoriais complementares e diagnósticos para investigação.

Os pacientes atendidos seguem em acompanhamento com a equipe multidisciplinar (enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, assistente social, psicólogo e médicos) do CAIO até a resolução da queixa ou transferência para outra área do Icesp que possa dar seguimento ao seu tratamento.

O serviço apresenta demanda crescente, atendendo a pacientes com quadros agudos de forma eficiente, integral e humanizada, respeitando os princípios éticos da emergência com uma equipe multiprofissional especializada.

 

Horário de visitas:

Das 11h às 12h

Das 16h às 17h

Das 20h às 21h      

 

É permitida a entrada de apenas um visitante e/ou acompanhante por vez.

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000