Os Ambulatórios do Icesp oferecem atendimento médico e multiprofissional integrado com o intuito de promover o melhor plano de tratamento oncológico. Cada ambulatório é estruturado com equipe médica composta por oncologista clínico, cirurgião e radioterapeuta. 

Além das clínicas de base como cardiologia, hepatologia, ortopedia, pneumologia (tabagismo), endocrinologia, vascular e psiquiatria. 

O atendimento multiprofissional é fornecido por equipe de enfermagem, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. São realizadas consultas individuais e em grupos educacionais para orientações sobre o tratamento oncológico proposto e os cuidados a serem adotados durante o tratamento.

 

Clínicas integradas:

Ao unir em um mesmo espaço físico o atendimento de um paciente em suas diferentes necessidades, como avaliação cirúrgica, clínica especializada em determinado tipo de câncer, radioterapia, entre outras especialidades, o Instituto passou a garantir maior conforto e agilidade no tratamento, ao mesmo tempo em que pode ampliar a produção de pesquisa conjunta entre diversas áreas. 

O modelo internacional, já utilizado nos melhores centros de tratamento oncológico, aumenta a interação entre os diferentes especialistas que avaliam e tratam o paciente. 

Essa relação mais próxima possibilita a criação de protocolos de cuidado e o desenvolvimento de trabalhos científicos, além de agilizar o tratamento. 

 

Unidades operacionais

Ambulatórios

 

Cirúrgico

O serviço oferece atendimento ambulatorial aos pacientes que necessitam de acompanhamento multiprofissional especializado em cirurgia, além de possibilitar a realização de pequenos procedimentos para diagnóstico ou tratamento do câncer.

 

Cuidados Paliativos

Formado por uma equipe multiprofissional, tem como finalidade prestar cuidados globais e integrais aos pacientes e suas famílias, com foco no manejo dos sintomas e da dor, atuando também no aspecto emocional e espiritual, priorizando assim a qualidade de vida.

 

Dor

Tem por objetivo minimizar a dor causada pela doença e/ou pelo tratamento dela. Para tanto, disponibiliza ao paciente atendimento médico e equipe multiprofissional personalizada.

 

Hematologia

Disponibiliza atendimento aos pacientes portadores de doenças onco-hematológica como linfomas, leucemias e mielomas múltiplos. A assistência é multiprofissional, sendo realizadas consultas e orientações sobre os tratamentos e os cuidados a serem adotados.

 

Oncologia clínica

Destinado ao atendimento de pacientes em consultas com oncologistas clínicos, enfermeiras, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. Também são realizadas consultas e orientações da equipe multiprofissional sobre a doença ou tratamento e os cuidados a serem adotados.

 

 Quimioterapia

A equipe multiprofissional do ambulatório de quimioterapia conta com médicos, enfermeiros especialistas, técnicos de enfermagem, psicólogo, assistente social, farmacêuticos e ainda tem apoio dos demais membros da equipe multidisciplinar do Icesp. A segurança dos pacientes é um dos focos do atendimento, a prescrição médica de quimioterápicos passa por várias checagens após a prescrição de médico e antes da liberação para o preparo da medicação. Tudo é revisado em detalhes: dois enfermeiros e um farmacêutico checam o protocolo prescrito, as doses, os exames mais recentes e o intervalo entre os ciclos de quimioterapia.

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000