O Icesp promove ações de caráter terapêutico, cultural e educacional, a fim de permitir o compartilhamento de experiências, a troca de informações e o apoio mútuo. As atividades ajudam a melhorar a comunicação entre pacientes, familiares e equipe, e ainda estimulam a criação de recursos para enfrentamento da doença.
 
A utilização de recursos lúdicos, artísticos e culturais torna o ambiente mais acolhedor, fortalecendo o vínculo de pacientes e acompanhantes com a instituição e com as equipes de saúde. Ao todo, o Instituto conta com mais de 100 iniciativas de caráter humanizador. Conheça alguns de nossos programas destinados aos pacientes e acompanhantes:
 

Programa Acolhimento

O acolhimento é uma postura de escuta que favorece a troca e o diálogo. Mais que uma recepção ou pronto atendimento, o acolhimento é uma postura contínua ao longo de todo o processo de tratamento e está presente em todos os momentos de interação entre profissionais e usuários. Nos ambulatórios, por exemplo, os pacientes novos são recebidos por um grupo de apoio, guiado por psicólogos, que apresenta o hospital e orienta acompanhantes sobre o tratamento. Nos momentos de check-in (internação) e check-out (alta hospitalar), todos os usuários são acompanhados por um profissional de referência do serviço de Hotelaria.
 

Cozinha experimental para acompanhantes

Pacientes com câncer podem apresentar alteração no paladar, que prejudica a alimentação. Frente a isso, o Serviço de Nutrição e Dietética criou uma programação de aulas de culinária que podem ajudar os pacientes a comer melhor, além de conhecerem a maneira correta de preparar os alimentos. 
 

Serviços telefônicos 24 horas

Voltado aos pacientes acompanhados na unidade, o projeto “Alô, Enfermeiro” tem o objetivo de esclarecer dúvidas por telefone, a fim de proporcionar comodidade e segurança no tratamento, evitando idas desnecessárias ao hospital.
 
Outro atendimento telefônico realizado por profissionais do Instituto é o “Alô, Nutri”, inédito no SUS. O serviço facilita o acesso ao nutricionista e evita interrupções ou atrasos no tratamento, uma vez que muitos pacientes apresentam dúvidas em relação à alimentação e precisam de um retorno rápido. 
 

Visita ampliada

A ampliação e flexibilização do horário de visita em situações especiais permitem maior participação da família no plano de cuidado, diminuindo o estresse ocasionado pela permanência no ambiente hospitalar e favorecendo a conexão do paciente à sua rede social de apoio.
 

Happy birthday 

Os pacientes que estão dentro do Instituto no dia de seu aniversário não passam a data em branco. Aqueles que estão para passar em consulta ambulatorial ou indo para a sessão de quimioterapia são presenteados e ganham os cumprimentos da equipe assistencial, desde a recepção até a sala do médico. A festa-surpresa também é realizada nos quartos de internação e UTIs, com direito a coro de parabéns, bolo decorado, bexigas e um presente. Tudo é planejado com antecedência pelo serviço de Hospitalidade do Icesp, com o apoio do Centro Integrado de Humanização e das áreas de nutrição e psicologia, para garantir desde as condições emocionais do paciente até as possibilidades de alimentos que poderão ser ingeridos.
 

Cantinho da beleza 

O programa oferece aos pacientes corte de cabelo, manicure, barbearia, técnicas de maquiagem e dicas para amarrar lenços na cabeça, entre outras atividades. Os atendimentos são realizados por dois profissionais, três vezes por semana. Para aqueles que passam pela quimioterapia ambulatorial, o foco são minicursos de automaquiagem e dicas de como utilizar lenços na cabeça. Quem está internado em leitos comuns ou nas UTIs pode solicitar corte de cabelo e barba, manicure, higienização da pele, hidratação das mãos, além de minicursos de maquiagem. Neste caso, o atendimento é agendado previamente e realizado no próprio leito.
 

Sino da radioterapia

Essa ação é desenvolvida na Radioterapia e possibilita a comemoração do paciente, familiares e equipe ao término do tratamento radioterápico.
 

Desfile de moda de pacientes

Anualmente, a equipe de Humanização realiza um desfile de moda em que os pacientes vivem um dia de modelo. O objetivo principal é mostrar ao público que, muito além do que pregam a representação social e o estigma acerca do câncer, é possível enfrentar a doença, redescobrir a beleza e a autoestima, mesmo durante o tratamento.
 
 

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000