A criação de duas comissões, sendo a Comissão de Integração e Apoio aos Profissionais (Ciap) e a Comissão de Apoio aos Usuários, Acompanhantes e Relações com a Rede (Cauare) teve por finalidade estabelecer a participação efetiva de todas as áreas (operacionais, estratégicas e assistenciais) da instituição na Política de Humanização do Instituto.

Com focos diferentes e específicos, a Cauare tem como objetivo propor ações intersetoriais com a parceria da equipe multiprofissional, e ações que visam fortalecer os canais de relação e referenciamento com a rede de saúde ou com Organizações da Sociedade Civil.  

Já a Ciap se propõe a pensar a questão da promoção de saúde e da qualidade de vida no trabalho, sugerindo ações de educação e atividades culturais para os colaboradores, incluindo os prestadores de serviços terceirizados. 

As Comissões de Humanização são o principal dispositivo para a participação e a integração dos profissionais e trabalham para gerar discussões e proposições de novas ações, levando em consideração os dados da Ouvidoria, da Pesquisa de Satisfação do Usuário e da Pesquisa de Clima Organizacional.

 

Pesquisa de Satisfação

Um dos pilares das políticas públicas de humanização é criar processos de avaliação permanentes, contínuos e participativos, tendo como objetivo a qualificação das ações e o desenvolvimento de novas estratégias de humanização.

No Icesp, a Pesquisa de Satisfação visa incluir a opinião do usuário na avaliação e na melhoria dos serviços prestados ao usuário. 

Com metodologia presencial e amostragem definida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a pesquisa estratifica a avaliação por serviço, sendo dividida em: Ambulatórios, Unidade de Internação e Pronto Atendimento. Os itens gerais de avaliação são: espaço físico, atendimento da recepção, atendimento da equipe médica, atendimento da equipe de enfermagem, atendimento de outros profissionais, ambulatórios, pronto atendimento (CAIO) e unidade de internação.

 

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000