O que causa o câncer de pulmão?

O tabagismo (consumo habitual do cigarro) é o principal fator de risco para o surgimento do câncer de pulmão. Quanto maior o número de cigarros consumidos por dia e quanto mais tempo a pessoa fumou na vida, maior é o risco de desenvolver este câncer.
Mais de 90% dos casos de câncer de pulmão estão associados ao tabagismo e a mortalidade é maior para aqueles que continuam fumando. Não há um número mínimo de cigarros consumidos ao dia considerado seguro! Além do tabagismo, existem outros fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão, como a exposição a algumas substâncias químicas e fatores genéticos.

Quais são os sintomas da doença?

Inicialmente, os sintomas mais comuns são cansaço, fraqueza, perda de peso e perda de apetite. As consequências mais evidentes costumam aparecer quando a doença já esta avançada. São elas: tosse persistente, respiração curta e com chiados, perda de fôlego, escarro com sangue, rouquidão, dor no peito, piora dos chiados e, eventualmente, infecções pulmonares repetidas.

Como é feito o diagnóstico?

Na suspeita do câncer de pulmão, o médico responsável poderá solicitar testes complementares após cuidadosa análise dos sintomas e do exame clínico. Podem ser solicitados raio X dos pulmões, tomografia computadorizada do tórax e broncoscopia, um exame em que o médico analisa os brônquios pulmonares e pode colher material para biópsia. Eventualmente, cirurgia pode ser necessária para o diagnóstico.

Quais são os tratamentos para a doença?

Realizado por uma equipe médica multiprofissional, composta por cirurgiões, oncologistas, pneumologistas, radioterapeutas, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e outros profissionais da saúde, o tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Para um melhor resultado, o paciente deve parar de fumar o mais rápido possível.

O câncer de pulmão tem cura?

Sim. Quanto mais cedo for diagnosticado, mais chances há de cura. Por isso é importante ficar atento aos sinais e evitar o principal fator de risco: o tabaco.

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000