O que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que contribui para produção e armazenamento do sêmen. O câncer na próstata é o tipo de tumor mais comum em homens com mais de 50 anos.

Quais são as principais causas do câncer de próstata?

Não há uma causa específica para a doença, mas alguns fatores podem influenciar seu desenvolvimento: histórico de câncer na próstata em familiares de primeiro grau (pai e irmãos), homens negros e, principalmente, idade.

Quais são os sintomas?

O câncer de próstata pode não causar sintomas no começo de seu desenvolvimento. À medida que o tumor se desenvolve, o paciente pode sentir dificuldade para urinar, sangramentos e infecções urinárias. Em uma fase mais avançada, pode sentir dor óssea ou ter insuficiência renal.

O câncer de próstata tem cura?

Sim. Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores são as chances de cura. No entanto, não é incomum que este tipo de tumor cresça lentamente, sem causar sintomas, e o paciente falecer por outros motivos.

Como é feito o diagnóstico?

O câncer de próstata se desenvolve, principalmente, com a idade. Frequentemente, os casos são detectados por meio de exames de rastreamento, como o toque retal e a dosagem de PSA no sangue (Antígeno Prostático Específico, uma enzima produzida pelo corpo). A recomendação desses exames tem sido questionada por especialistas, por isso, a decisão de realizá-los deve ser tomada em conjunto com o médico. Caso haja alguma anormalidade, são realizados exames complementares (ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética, por exemplo) para uma melhor investigação. É necessário realizar uma biópsia para confirmar o diagnóstico.

Como é o tratamento?

O tratamento dependerá do estágio da doença e das características do paciente, podendo envolver cirurgia, radioterapia, quimioterapia e/ou hormonoterapia.

 

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000