O que causa o câncer de mama?

O câncer não está associado a uma única causa, existem alguns fatores que aumentam o risco do desenvolvimento da doença em mulheres: primeira menstruação muito cedo, primeira gravidez e amamentação após os 30 anos, hábitos de vida (fumo, álcool, sedentarismo etc.), histórico de câncer em familiares de primeiro grau (mãe, irmã e filha), menopausa muito tarde e terapia de reposição hormonal por um longo período.

Quais são os sintomas da doença?

Os principais sintomas são nódulos (caroços) nas mamas e na região das axilas, alteração na forma e tamanho dos seios, alterações na pele e secreção pelo mamilo.

O câncer de mama tem cura?

Sim. Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, mais chances há de cura. Por isso é importante realizar regularmente os exames.

O autoexame é suficiente para detectar o câncer?

Não, mas ao observar e apalpar as mamas regularmente você fica alerta. A partir dos 18 ou 21 anos, o autoexame deve ser realizado sempre. Faça o autoexame 7 (sete) dias depois do início da sua menstruação. Caso note algumaalteração, procure imediatamente seu médico.

Como é feito o diagnóstico da doença?

Para confirmar o desenvolvimento do câncer é realizado o exame clínico com o médico, a mamografia e a ultra-sonografia. A mamografia é uma espécie de Raio-X em que as mamas são comprimidas. Nela é possível detectar o câncer antes mesmo dele se tornar palpável. Neste processo, a ultra-sonografia serve como exame complementar.

Com que frequência devem ser feitos os exames de rotina?

Todas as mulheres devem ir ao médico uma vez por ano, mesmo aquelas que não mantêm uma vida sexual ativa. Aos 40 anos deve ser feita a primeira mamografia. Daí em diante até os 50 anos, o médico determinará a frequência da mamografia de acordo com as particularidades de cada paciente. Já após os 50 anos, todas as mulheres devem fazer a mamografia anualmente. O autoexame deve ser realizado por mulheres de todas as idades.

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000