O que é o câncer de laringe?

A laringe é o órgão responsável pela fala, pois é nele que estão localizadas as cordas vocais. Ele é formado por várias cartilagens que garantem a livre passagem do ar.

Quais são sinais alerta?

Alguns sintomas podem ser confundir com sinais de outras doenças, como a gripe. O importante é observar se eles persistem sem causa aparente e não vêm acompanhados de febre ou dor, por exemplo. O mais comum é a rouquidão sem causa aparente. Outros sintomas importantes são mudanças na voz, dificuldade para comer ou beber, sensação de que há algo preso na garganta e dificuldades para respirar ou falta de ar.

Como é o tratamento?

O tratamento será definido do quão extenso é esse tumor, das características de localização e do perfil do paciente. Diante disso, o médico definirá o tratamento, que pode ser com cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou com a combinação dessas técnicas. Se o câncer ainda estiver em fase inicial e não se espalhou para nenhuma parte do corpo, as chances de cura são altas. O diagnóstico tardio pode levar a perca total da fala e problemas nos dentes e na ingestão de alimentos.

Como posso me prevenir do câncer de laringe?

O cigarro e o consumo excessivo de álcool formam os principais inimigos da laringe, ainda mais quando são associados. Além disso, é importante evitar alimentos gordurosos ou em temperaturas extremas (muito quente ou muito frio). Deve-se, também, manter um cardápio rico em proteína (frango e peixe) e vitaminas (A, B2, C e E), vegetais, frutas e sais minerais. O uso do preservativo para prática do sexo oral também é uma estratégia de prevenção, a fim de evitar a infecção pelo papiloma vírus humano (HPV).

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000