O que é o câncer de boca?

O câncer de boca compreende nos tumores que afetam os lábios e o interior da cavidade oral: gengivas, mucosa jugal (bochechas), céu da boca (palato duro) e língua.

Quais são os sintomas apresentados?

Manchas embranquecidas na boca, dor, lesão com sangramento e cicatrização demorada, nódulo no pescoço presente por mais de duas semanas, mudanças na voz ou rouquidão persistente e dificuldade para engolir são alguns sinais de alerta. Lesões, sangramentos ou dor de garganta que persista por mais de 14 dias merecem atenção.

Como se prevenir do câncer de boca?

Medidas simples, como não consumir bebidas alcoólicas em excesso, não fumar e dar preferência a alimentos como frutas, verduras e legumes crus podem ajudar na prevenção da doença. A associação do cigarro e do álcool aumenta o risco para o câncer de boca. Os cuidados da higiene bucal e visitar o dentista regularmente são essenciais. Além disso, a prática de sexo oral com camisinha (há casos relacionados com infecção pelo Papiloma Vírus Vumano – HPV) e o uso de bloqueadores solares para lábios são atitudes que contribuem na proteção.

Como tratar?

Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Os principais tratamentos para tumores nesta região consistem em cirurgia e radioterapia, seja de forma isolada ou associados.

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000