Programa de Pesquisa Clínica

Com o envelhecimento progressivo da população – além de outros fatores – o câncer está perto de se tornar o principal problema de saúde pública do Brasil.

Apesar dos importantes progressos no tratamento e no conhecimento sobre a doença, o câncer ainda é um desafio e requer o desenvolvimento de tratamentos cada vez mais eficazes, justificando a importância de se investir em pesquisas nessa área da medicina.

O Icesp possui um amplo programa de pesquisas, contendo diversos estudos concebidos por investigadores vinculados à instituição e também em parceria com laboratórios de biotecnologia, indústria farmacêutica e companhias que desenvolvem próteses e equipamentos utilizados no tratamento do câncer. 

Subordinada à Diretoria Geral do Instituto, a equipe de pesquisa realiza estudos de âmbito local, nacional e internacional. Muitos deles incluem drogas promissoras, que ainda não estão comercialmente disponíveis para o tratamento do tipo de doença em questão.                                 

Os protocolos de estudos clínicos devem ser desenvolvidos de forma a transparecer a metodologia no intuito de garantir a sua reprodutibilidade. 

É importante que os estudos realizados por investigadores do Icesp sejam desenvolvidos, executados e tenham os resultados apresentados em conformidade com as diretrizes adotadas como referência pela Instituição (Consort).

Infraestrutura

O Núcleo de Pesquisa possui um local administrativo, localizado no 12º andar do Instituto, com capacidade para acomodar 80 colaboradores. O local conta ainda com uma área específica para infusão de drogas e laboratório para processamento de amostras.  

Linhas de pesquisa

Dentro das linhas mestras de pesquisa da instituição, o Núcleo de Pesquisa atua no gerenciamento de pesquisas com intervenção experimental em seres humanos. Especificamente incluem projetos de pesquisa para desenvolvimento de novos tratamentos medicamentosos, intervenção cirúrgica e dispositivos prostéticos no tratamento de tumores gastrointestinais, ginecológicos, urológicos, cabeça e pescoço, pulmão, mama e sistema nervoso central. 

 

 

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000